Internacional: Jornalista italiano foi liberado após acordo de Governo afegão com milícia Taleban
Internacional: Jornalista italiano foi liberado após acordo de Governo afegão com milícia Taleban
Internacional : Jornalista italiano foi liberado após acordo de Governo afegão com milícia Taleban
O vice-chanceler italiano Ugo Intini confirmou nesta quarta-feira (21/03) que o jornalista Daniele Mastrogiacomo só foi liberado pelos seqüestradores do Taleban após uma negociação feita entre o Governo do Afeganistão e a milícia.Nações como os Estados Unidos e a Holanda e organizações internacionais de diversos setores manifestaram preocupação com a atitude, afirmando que ela pode abrir um perigoso precedente, mostrando a rebeldes e insurgentes que o seqüestro de jornalistas pode ser um bom negócio.
Mastrogiacomo foi liberado depois que o Governo afegão soltou cinco militantes do Taleban que estavam detidos.
O Afeganistão classificou a ação de "caso excepcional".
Em artigo no jornal La Repubblica , para o qual viajava, o jornalista defendeu o desfecho. "Se algo é feito para salvar uma vida, é sempre positivo", escreveu.
No texto, ele afirmou que "foi vendido". Segundo Mastrogiacomo, fontes haviam prometido uma entrevista com um líder do Taleban na província de Helmand, onde ele e dois afegãos, que o ajudavam como motorista e intérprete, foram detidos acusados de espionagem.
O motorista foi assassinado em sua frente e o intérprete ainda está seqüestrado. "Não foi só um seqüestro, mas uma tortura psicológica, física, mental, religiosa, política e existencial", resumiu. "Para mim, os 15 dias foram como 15 anos". 





