Grampo na Rede Gazeta: ANJ emite nota de protesto

Grampo na Rede Gazeta: ANJ emite nota de protesto

Atualizado em 12/12/2005 às 11:12, por por Denise Moraes.

Grampo na Rede Gazeta: ANJ emite nota de protesto

No último sábado, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) emitiu nota protestando "contra a autorização judicial que permitiu a escuta telefônica da Rede Gazeta do Espírito Santo", segundo informa a Folha de S.Paulo .

A pedido de dois delegados da Polícia Civil, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa autorizou o grampo de um número telefônico que, inicialmente, acreditou ser de uma empresa de fachada, chamada Telhauto, a qual apurava-se pertencer a um dos envolvidos no assassinato do juiz federal Alexandre Martins, morto a tiros em março de 2003 em Vilha Velha, no Espírito Santo.

No entanto, o grampo foi solicitado no dia 23 de março deste ano e autorizado pelo desembargador cinco dias depois. Segundo o presidente do Conselho Administrativo da Rede Gazeta, Carlos Lindenberg Filho, a escuta ocorreu nos meses de março e abril de 2005. "Como é que os policiais que operam o sistema e ouviram as vozes dos jornalistas não pararam, então?", questionou.