ABI - Associação em diligência pela Rede Gazeta

ABI - Associação em diligência pela Rede Gazeta

Atualizado em 28/03/2006 às 08:03, por Por: Associação Brasileira de Imprensa.

ABI - Associação em diligência pela Rede Gazeta

A Associação Brasileira de Imprensa participou da diligência efetuada em Vitória, no dia 17 passado, pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, para apurar denúncias de violação das liberdades individuais no exercício das atividades jornalísticas pela Rede Gazeta de Televisão, cujos telefones foram ilegalmente grampeados por autoridades policiais do Estado. A ABI foi representada pelo jornalista José Ângelo da Silva Fernandes, Presidente da Associação Espírito-Santense de Imprensa.

Integrada pela ABI e pelos representantes do Ministério Público Federal, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça do Brasil, Ivana Farina Navarrete Pena, e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Deputada Irini Lopes, a delegação do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos ouviu a Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, Suzana Tatagiba, e o Diretor-geral da Rede Gazeta, Carlos Fernando Lindenberg, além de autoridades. Após a tomada de depoimentos, a comissão do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana considerou necessário proceder a nova diligência no Estado, em face de contradições entre depoimentos tomados.

Além de procuradores da República no Espírito Santo, a comissão ouviu o Secretário de Estado de Segurança, Evaldo França Martinelli, e delegados de Polícia que atuaram no caso sob investigação, o Procurador Marcelo Zenkner, do Ministério Público Estadual, e o Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, do Tribunal de Justiça do Estado.