Atuação da mídia promete ser um dos temas mais discutidos no 3º Congresso do PT

Atuação da mídia promete ser um dos temas mais discutidos no 3º Congresso do PT

Atualizado em 31/08/2007 às 13:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A partir das 14h desta sexta-feira, cerca de três mil pessoas - entre delegados, observadores, convidados e assistentes - deverão participar do 3º Congresso Nacional do PT, que irá debater questões relativas ao país, ao socialismo, ao próprio partido e também à mídia.

No rastro das revelações feitas pela imprensa durante o julgamento dos mensaleiros no Supremo tribunal Federal (STF), todas as chapas inscritas reclamam da atuação dos meios de comunicação, desde o início do escândalo em 2005.

Um texto da corrente radical "Articulação de Esquerda" defende a revisão e a alteração de prazos e critérios nas concessões de radio e televisão. Como a chapa tem apenas 12% dos delegados eleitos para o 3º Congresso Nacional, segundo informações do jornal O Globo , dificilmente conseguirá aprovar o texto, considerado radical.

No entanto, todas as outras correntes pedem mudanças no sistema de comunicação de massa. A "Campo Majoritário", por exemplo, pede a "concepção de sistema de comunicação que combine a atuação do setor público, do setor privado e dos instrumentos de comunicação comunitária".

São ainda reivindicações da corrente, a maior dentro do partido, a realização de uma conferência nacional para debater a mídia e a difusão das rádios comunitárias para "fornecer conteúdos não necessariamente ligados aos consensos midiáticos da imprensa monopolista".

Durante o encontro, 931 delegados deverão debater e votar 75 propostas reunidas em torno de três grandes temas: "O Brasil que Queremos", "Socialismo Petista" e "PT: Concepção e Funcionamento".

O 3º Congresso Nacional ocorre até o próximo domingo, em São Paulo.