Assange revela que WikiLeaks prepara novo vazamento de arquivos secretos

Assange criticou o governo e as agências de inteligência americanas por tentarem controlar informações

Atualizado em 17/11/2014 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.

No último domingo (16/11), o jornalista e fundador do Wikileaks, Julian Assange, revelou que a organização prepara um novo vazamento de arquivos secretos e questionou o Google por considerá-lo a serviço do governo dos Estados Unidos. O australiano, no entanto, não deu detalhes sobre o conteúdo nem a data que os arquivos serão divulgados.
Crédito:Reprodução Jornalista promete revelar novos documentos secretos
De acordo com a EFE, as declarações foram feitas durante participação no fórum sobre "Vigilância de Massas" no Festival de Cinema de Lisboa e Estoril (Leffest), através de teleconferência, uma vez que segue recluso na embaixada do Equador em Londres.
Assange criticou o governo e as agências de inteligência americanas por tentarem controlar o maior número possível de dados em nível mundial. Ele ressaltou que, apesar dos ataques contra o Wikileaks, o órgão conseguiu sobreviver.
"Não conseguiram destruir nem um só documento, eles [americanos] perderam", afirmou o ativista. Também criticou a centralização da informação, algo que, para ele, transformaria o mundo em totalitário, e acusou o Google de manter estreitas relações com o governo americano.
Os suecos acusam Assange de ter cometido crimes sexuais no país, fato negado por ele. O jornalista diz que a extradição é interesse dos Estados Unidos, que quer que ele seja julgado como Chelsea Manning, soldado que vazou documentos diplomáticos para o WikiLeaks em 2010 e condenado a 35 anos de prisão.
Leia também