Anistia Internacional aponta perseguição de jornalistas no Sri Lanka

Anistia Internacional aponta perseguição de jornalistas no Sri Lanka

Atualizado em 07/02/2008 às 09:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A Anistia Internacional (AI), denunciou situação de repressão e perseguição vivida pelos jornalistas do Sri Lanka, país em que dez profissionais foram assassinados, dois estão desaparecidos e muitos foram torturados e detidos sem justificativas.

De acordo com informações do relatório divulgado na última quarta-feira (06), "Silenciando a Dissidência", as ameaças aos profissionais dos meios de comunicação do país são comuns e permanecem impunes.

A organização afirma, ainda, que as leis de emergência outorgam ao Governo e às forças de segurança amplos poderes para controlar os jornalistas sem ter de responder à Justiça por isso.

Outro fato alarmante apresentado no relatório, de acordo com informações da agência de notícias Efe, mostra que a guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) não permite a presença de repórteres locais nos territórios que controlam, além de restringir e controlar o trabalho do resto.

Além de pedir ao governo que preserve a liberdade de imprensa e proteja a vida dos profissionais de mídia, a AI exigiu que ele condene de forma "inequívoca" os assassinatos ameaças a e outros ataques.

Leia mais