AFP é atacada na Jordânia

Protesto em apoio à liberdade de imprensa foi realizado nesta quinta-feira (16) por dezenas de... Leia a nota completa no Portal IMPRENSA.

Atualizado em 17/06/2011 às 14:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Um protesto em apoio à liberdade de imprensa foi realizado nesta quinta-feira (16), por dezenas de jornalistas, sindicalistas e políticos em Amã, capital da Jordânia, informa a .


Possivelmente, um ataque ao escritório da AFP motivou a manifestação. O presidente da agência, Emmanuel Hoog, enviou uma carta ao primeiro-ministro jordaniano, Maaruf Bakhit, denunciando o acontecimento e as críticas das autoridades e veículos oficiais contra a sua equipe de profissionais, acusada de propagar informações de acontecimentos negativos para a imagem do país e de seus dirigentes.


Hoog se referia ao ocorrido na segunda-feira (13), quando a AFP informou, citando uma fonte das forças de segurança do governo, que parte do comboio do rei Abdullah II foi atacada com pedras e garrafas vazias por um grupo de jovens. O fato teria ocorrido depois da entrada do monarca em Tafileh, cidade situada a 179 km ao Sul de Amã. A informação divulgada foi desmentida pelas Autoridades da cidade desmentem a notícia e negam que no local aconteçam recorrentes manifestações contra o regime.