Afiliada da Band é acusada de censura após retirar programa do ar

Afiliada da Band é acusada de censura após retirar programa do ar

Atualizado em 04/09/2008 às 12:09, por Érika Valois/Redação Portal IMPRENSA.

Por

A TV Meridional, afiliada da Band em Porto Velho, Rondônia, está sendo acusada de censura pela equipe do programa "Doutor Cidadão" que, desde a última sexta-feira (29), foi retirado do ar sem qualquer explicação, segundo informações do site rondoniaaovivo.com.

Doutor Paulo, que apresenta a atração, acusa a emissora de censurar o programa há meses, uma vez que vetava a veiculação de imagens que mostravam as mazelas de Porto Velho.

"Apesar de mostrarmos o descaso das autoridades para com algumas comunidades, nunca falamos mal de ninguém. Mostrávamos o problema para que a solução fosse dada a população. Jamais descumprimos o contrato que estabelecia não ofender ninguém por gestos ou palavras. Isso nunca fizemos! Apenas atendíamos a população que nos chamava para mostrar os problemas", argumenta Paulo.

A jornalista Luciene Gonçalves, responsável pelo programa, afirma que a censura tinha motivação política, e acontecia para beneficiar a prefeitura. "Toda vez que mandávamos o programa com algum morador ou a repórter falando da prefeitura ou do prefeito, nosso programa era barrado", denunciou a jornalista.

Ela alega que sempre cuidou para que o programa não fosse sensacionalista. "Nunca falamos mal ou inventamos notícia. Nossa intenção não é essa. O programa não é baixo nível para ficar falando mal de A, B ou C. Mas sim, fazemos o papel de utilidade pública que todas as emissoras de Porto Velho deveriam fazer e não fazem", disse Luciane.

Os responsáveis pela atração relatam que tentaram resolver o problema várias vezes, através de conversas com representantes da TV Meridional sendo que, em um desses encontros, foi exposto que a TV estava tentando agradar os dois lados. Tanto ao programa quanto às "pessoas" que haviam pedido a edição de temas polêmicos.

"É triste ver que esse tipo de coisa ainda acontece no nosso país. Fomos prejudicados porque estávamos mostrando a realidade de Porto Velho. Estávamos mostrando o sofrimento dos moradores dos bairros esquecidos pelo Poder Público. Isso incomodava quem está no poder", afirmou doutor Paulo.

Procurada pela redação do Portal IMPRENSA, em um primeiro momento, Audália Mendonça, diretora geral da TV Meridional, alegou que o "Doutor Cidadão" foi retirado do ar "por exibir imagens distorcidas da realidade local", usar políticos durante as matérias e, ainda, estar em atraso financeiro com a emissora, já que se trata de um programa de produção independente. Logo depois, no entanto, alegou "não ter nada a declarar". As afirmações anteriores teriam sido dadas porque ela teria pensando estar falando com algum representante da Band São Paulo.

O programa "Doutor Cidadão" continua no ar, aos domingos, mas pela Rede TV!, a partir das 9h. Em breve, a atração terá exibição diária em Porto Velho, através da TV Brasil.

Leia mais