Caso você não consiga visualizar, clique aqui.

BRUNO TORTURRA, FUNDADOR DO MÍDIA NINJA, VAI DISCUTIR OS DESAFIOS DA COBERTURA DE CONFLITOS E MANIFESTAÇÕES, COMO A QUE ACONTECEU EM TODO O PAÍS EM JUNHO DE 2013

Em comemoração aos seus 26 anos, IMPRENSA realiza a segunda edição do mídia.JOR, seminário internacional que discute o jornalismo contemporâneo e seus novos rumos, em diferentes editorias e plataformas. Os debates vão acontecer no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2013.

Para o painel sobre "Os desafios da cobertura de conflitos", temos confirmadas as participações de Bruno Torturra (Mídia Ninja), Fábio Pannunzio (Rede Bandeirantes de Televisão) e Fabio Rocha Braga (Folha de S.Paulo). Este painel traz à tona a discussão sobre a liberdade de informar e a disparidade da cobertura entre os grandes meios e as redes sociais.




Foto: Reprodução



Na onda de protestos pelo Brasil de junho de 2013, profissionais de imprensa, quando percebidos pela massa de manifestantes, foram hostilizados e até agredidos pela PM. Entre os jornalistas da Folha que foram atingidos por balas de borracha estão Fabio Rocha Braga e Marlene Bergamo, fotógrafos, e Giuliana Vallone (foto), repórter.



Foto: Fora do Eixo


Com smartphones e câmeras às mãos, o grupo Mídia Ninja (sigla de Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) protagonizou uma novidade na cobertura jornalística. Aderiu à tecnologia e um coletivo de jornalistas voluntários para narrar em tempo real, sem cortes e de maneira independente os principais eventos relacionados às mobilizações populares no Brasil.

Raíssa Galvão, editora do Mídia Ninja, resume o conceito que está por trás da cobertura do grupo. "Pra gente é a forma mais estimulante e correta de se fazer [jornalismo] é você transmitir a informação como ela realmente é, no momento em que está acontecendo. É a cobertura do tempo real, das redes sociais e do imediatismo proporcionado pela conexão em rede".

 


Foto: Divulgação

 

Fábio Pannunzio, que teve o microfone arrancado de sua mão durante a cobertura dos protestos, comenta sobre a reação de alguns manifestantes à imprensa. "[O microfone] Era meu instrumento de trabalho. Ficou em frangalhos. A saudação mais auspiciosa que recebi foi ´imprensa burguesa!´. Havia outras variantes 'Imprensa golpista', 'jornalista escroque', 'manipulador fascista'", relatou.

Confira os nomes já confirmados para o seminário:

- Abel Reis (Agência Click Isobar)
- Ascânio Seleme (O Globo)
- Bruno Torturra (Mídia Ninja)
- Fábio Pannunzio (Rede Bandeirantes de Televisão)
- Fabio Rocha Braga (Folha de S.Paulo)
- Hélio Gomes (Terra)
- Juan Arias (El País)
- Marcelo Gomes (ESPN)
- Marcos Cripa (jornalista)
- Mauro Beting (Rádio Bandeirantes)

- Pierre Ausseill (Agence France-Presse – AFP)
- Regina Echeverria (jornalista e biógrafa)
- Rita Lisauskas (Terra TV)
- Roberto Cabrini (SBT)
- Rodrigo Rodrigues (ESPN)
- Rogério Gonçalves (Burson-Marsteller)
- Rosana Jatobá (Rádio Globo / NatGeo)
- Rubens Valente (Folha de S.Paulo)
- Todd Benson (Agência Reuters)


As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Acesse o site e inscreva-se! Período promocional de desconto até 16 de setembro.

Confira também os descontos especiais – Assinantes IMPRENSA, participantes das Oficinas IMPRENSA e da 1ª edição do mídia.JOR pagam meia.

Siga o mídia.JOR nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Twitter e Facebook Acompanhe também as notícias sobre o evento no Portal IMPRENSA.

mídia.JOR – Onde o jornalismo se encontra
Realização: Portal e revista IMPRENSA
Apoio: Aliança Francesa
Apoio institucional: ANER e ANJ
Data: 07, 08 e 09 de outubro de 2013
Local: Teatro Aliança Francesa - acessibilidade universal
End.: Rua General Jardim, 182 - Centro - São Paulo/SP
Próximo à estação de metrô República (400 m).

Serviço:
Gisele Sotto / Bruna Souza – revista IMPRENSA
Tel: (11) 2117-5312 / 5300
producao@portalimprensa.com.br

Caso você não queira mais receber e-mails como este, clique aqui.