“Podcast para ensinar”, por Fernanda Iarossi

Opinião

Fernanda Iarossi | 02/04/2021 15:09

Podcasts de um tema só, que conta uma história única, tipo conversa de boteco, com capítulos que lembram novelas e séries, de debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. 


Nesta lista, do formato que é como se fosse um programa de rádio e pode ser acessado na internet (não o “velho sintonizar” numa estação de rádio) em um site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast, a gente encontra também material rico para ajudar nas aulas de jornalismo, especialmente quando os inexperientes estudantes não têm vivência em campo.


São os programas que contam os bastidores da notícia: depoimentos cheios de detalhes que ensinam, inspiram e até revelam mais detalhes que a própria reportagem publicada “entregou”.


Crédito:Ilustrada/ Folha de SP

Alguns que sempre fazem sucesso entre os focas são:

Podcast “Pauta Pública” -  bastidores da reportagem “O FBI e a Lava-Jato”, parceria entre a Pública e o The Intercept Brasil


Podcast “Café da Manhã” – bastidores da rotina dentro da UTI do Instituto Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infecciosas, destinada a pacientes de Covid-19


Podcast “Isso é Fantástico” - bastidores da cobertura do caso Miguel (5 anos, morreu após cair de uma altura de 35 metros em um prédio de luxo no Recife) e da entrevista exclusiva com Sari Corte Real.


Podcast “Expresso Ilustrada” sobre a entrevista com Milton Nascimento para a coluna Mônica Bergamo.


Esse artigo não é só papo de professor que insiste em juntar materiais para estudos - podcast dá para ouvir onde a gente preferir: no ônibus, no carro, lavando louça, fazendo exercícios, limpando a casa, na praia... Aproveita e dá o play!



Crédito:Arquivo Pessoal





*Fernanda Iarossi é jornalista e mestre em Comunicação Midiática pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto. Professora nos cursos de Comunicação da UAM – Universidade Anhembi Morumbi e Fapcom – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação em São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa Discursos Midiáticos na Fapcom.




Leia também

“Já reparou como costuma segurar o celular?”, por Fernanda Iarossi

Richard Miron, fundador da Earshot Strategies, traz exemplos e explica sobre a importância do podcast nos dias de hoje e no futuro.