“O Brasil é muito relevante para o Facebook. Atualmente, 132 milhões de pessoas usam a plataforma todos os meses no país para se aproximar de causas, marcas e comunidades que são importantes para elas” - o destaque é do diretor do Facebook no Brasil, Conrado Leister.
Estes números apareceram durante o lançamento da primeira campanha de marketing da empresa no Brasil, em setembro deste ano. Denominada “Somos Mais Juntos”, a iniciativa visa destacar a força dos grupos na plataforma, para conectar e aproximar ainda mais pessoas com interesses em comum.
Este assunto chama a atenção, especialmente no trajeto diário entre as diferentes linhas do Metrô em São Paulo, pois as peças roubam a atenção dos usuários. Ao olhar para a parede, a campanha está em destaque. Nas laterais das escadas rolantes, tem a propaganda sobre os grupos do Facebook "gritando". Pelas janelas dos trens, dá para enxergar algum cartaz chamando atenção para o mesmo assunto.
Crédito:Montagem com imagens de divulgação do Facebook
A estratégia, que inclui mídia out-of-home, portais de notícia, e a própria plataforma, também aproveitou o Rock in Rio de 2019 para uma ativação e está presente na TV aberta e paga. Há peças e filmes separados em seis fases conforme os grupos de interesse (Música, Saúde & bem-estar, Animais & pets, Games & entretenimento).
A fórmula simples de juntar pessoas em torno de algo em comum não é nada nova, até porque o ser humano é um ser social, organiza-se em comunidades. E no mundo digital, sem as fronteiras físicas ou geográficas, essa junção é potencializada com o acesso à internet, e os aparelhos inteligentes cada vez mais acessíveis.
Para o Facebook, quanto mais usuários, melhor. Quanto mais internautas, mais chances de grupos serem formados. Quanto mais junção com foco em um objetivo parecido, mais conteúdos gerados por internautas, mais dados destes rastros digitais que serão usados para vender anúncios, ofertar produtos... Uma engrenagem "natural" que enriquece o Facebook e o torna ainda mais parte da vida das pessoas.
E aí, está em algum grupo? Participa porque "quer"? Não vive sem? Por que vai na onda da sua rede de amigos? Ou por que é impactado por mais esta campanha nacional de marketing?
*Fernanda Iarossi é jornalista, Mestre em Comunicação Midiática pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto. Professora nos cursos de Comunicação da UAM – Universidade Anhembi Morumbi e Fapcom – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e em São Paulo. Coordenada o Grupo de Pesquisa Discursos Midiáticos na Fapcom.
Leia também