Os impactos da inteligência artificial no jornalismo

Vítor Lelis, da Universidade Presbiteriana Mackenzie | 03/10/2019 14:07
O mídia.JOR, realizado pelo Portal IMPRENSA, ocorreu em São Paulo e discutiu as mudanças ocasionadas pela Inteligência Artificial (IA) no jornalismo atual. O painel "O algoritmo em casa – como a IA já está presente nas redações pelo mundo" contou com Camila Marques, Editora de Audiência e Digital na Folha de S.Paulo, Leonardo Cruz, Editor coordenador de digital do Estadão, e Daniel Flynn, Editor na América Latina para a Thomson Reuters, com a moderação de Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura.
Crédito:Matheus Zúñiga Silvestre


A conversa abordou as vantagens das novas tecnologias e as consequentes transformações estruturais. Transcrição de áudios para textos, recomendação de pautas e "rascunhos" de textos já são ferramentas utilizadas nas principais redações do país.

Nessa conjuntura, a produção autônoma de matérias torna-se provável em um futuro próximo. A editora da Folha de S.Paulo, Camila Marques, falou sobre as mudanças no cenário moderno. "A IA não vem para substituir o repórter, vem para substituir o serviço braçal. Permite que o jornalista gaste energia com tarefas de maior importância. Reportagens e matérias que exigem investigações e critérios éticos necessitam da parte humana."

A IA não substitui o jornalismo crítico

Um jornalista da editoria de esportes, que precisa publicar um texto quase simultaneamente ao final de um jogo de futebol, pode ser substituído por um mecanismo de IA. A máquina substitui o trabalho puramente técnico, mas não a capacidade crítica, a empatia, a "malícia" para perceber a ironia, a responsabilidade social e os princípios éticos da prática jornalística.  

Dessa maneira, a reflexão acerca do futuro dos jornalistas torna-se necessária. A essência da profissão se mantém. Cabe perguntar se o jornalismo produzido atualmente é profundo o suficiente para sobrepor-se às mudanças, aproveitando-as.

*Vítor Lelis é estudante na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para a cobertura do mídia.JOR, IMPRENSA estabeleceu uma parceria com universidades e professores por meio do projeto "Embaixador IMPRENSA" - uma iniciativa do Portal IMPRENSA que reúne estudantes de Comunicação para um intercâmbio de informações e experiências.

Leia também