"Jornalista do ano": Mino Carta recebe prêmio da Associação de Correspondentes Estrangeiros

Redação Portal IMPRENSA | 04/12/2006 10:48
Mino Carta, diretor de Redação da revista CartaCapital, recebeu o Prêmio Imprensa Estrangeira 2006, na qualidade de "jornalista brasileiro de maior destaque no ano".

O prêmio, concedido pelos sócios da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil, ACIE, existe desde 1989 e é conferido apenas a jornalistas há dois anos. A revista Veja (92), Herbert de Souza (93), Oscar Niemeyer (97), Fernanda Montenegro (98) e o presidente Lula (02) foram alguns dos ganhadores.

Este é o terceiro ano consecutivo em que um jornalista é agraciado. Antes de Carta, Cristiana Mesquita (Estado de S. Paulo) venceu em 2001, Miriam Leitão em 2004 e Alberto Dines em 2005.

A entrega do prêmio Imprensa Estrangeira 2006 acontece na quinta-feira (07/12), em cerimônia no Rio de Janeiro. 

Em seu blog, Carta comemorou a vitória, afirmando, com bom humor, que está "tocado", entre o fígado e o coração.

"Primeiro, porque sou alvo neste exato instante de ataques, injúrias, calúnias, em quantidade diria notável, e a escolha dos correspondentes estrangeiros é um belo consolo", explica. "Segundo, porque sou jornalista que rema contracorrente em relação à mídia nativa, devotada ao pensamento único. O qual, como sabemos, é dos patrões".