Últimas Notícias

  • Campanha do Estadão destaca furo do jornal na Lava Jato e importância da informação

    Notícias - Brasil - 28 de Abril de 2017

    O Estadão lançou uma campanha que dá destaque ao furo recente do jornal na Operação Lava Jato. Em 11 de abril, o veículo foi o primeiro a revelar a lista com os alvos de inquéritos autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

  • Ministros Torquato Jardim e Henrique Meirelles participarão de Fórum de IMPRENSA

    Notícias - Brasil - 28 de Abril de 2017

    No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03/05), a nona edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia contará com as presenças da Ministra Cármen Lúcia, do Ministro Henrique Meirelles e do Ministro Torquato Jardim, além de autoridades, especialistas e jornalistas para debates sobre a liberdade de imprensa como cláusula pétrea da democracia. 

  • Google anuncia mudança em algoritmo de busca para combater notícias falsas

    Notícias - Internacional - 28 de Abril de 2017

    O Google anunciou na última terça-feira (25) mudanças no seu algoritmo de buscas para combater notícias falsas e resultados de conteúdos considerados ofensivos. O objetivo não é banir esses resultados, mas fazer com que não apareçam no topo da lista. 

  • Liberdade de imprensa no mundo cai para pior nível em 13 anos, aponta relatório

    Notícias - Internacional - 28 de Abril de 2017

    A liberdade de imprensa no mundo está em seu pior nível em 13 anos diante de "ameaças sem precedentes" aos meios de comunicação nos Estados Unidos e retrocessos significativos em países como Polônia, Bolívia, Turquia e Sérvia, segundo o relatório anual da organização independente Freedom House, divulgado nesta sexta-feira (28).

  • "Imprensa é a única instituição privada capaz de fiscalizar o governo", diz Miro Teixeira

    Notícias - Brasil - 28 de Abril de 2017

    Na vida do deputado federal Miro Teixeira, um dos ganhadores do Troféu Liberdade de Imprensa, política e jornalismo sempre estiveram presentes. Criado em um bairro pobre do Rio de Janeiro, Teixeira se interessava por música, literatura e filosofia desde pequeno. Ainda criança, selecionava na rádio as músicas de Chopin, de quem era fã, sem saber que o compositor polonês é uma das maiores referências da música erudita. Da mesma maneira meio autodidata, trabalhou como repórter à noite em um dos jornais da cidade enquanto cursava Direito na Universidade Cândido Mendes. "Naquela época, não existia educação formal para os jornalistas, a gente aprendia com os grandes repórteres", conta. "Como eu tinha 16, 17 anos, eles também me ensinaram muito sobre a vida na cidade."

  • É importante que exista diversidade dentro das redações para garantir uma cobertura jornalística plural?

    Notícias - Brasil - 27 de Abril de 2017

  • Abertas as inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo

    Notícias - Brasil - 27 de Abril de 2017
    As inscrições para a quarta edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo estão abertas e os profissionais poderão concorrer em 12 categorias mais o grande prêmio de melhor reportagem. Os prêmios individuais variam de R$ 10 mil a R$ 40 mil. 
  • Repressão 2.0 é uma atualização das piores táticas de censura a jornalistas, diz ONG

    Notícias - Internacional - 27 de Abril de 2017

    As tecnologias da informação - internet, plataformas de mídias digitais e smartphones - deveriam tornar a censura obsoleta, mas na verdade a tornaram mais complexa e sofisticada. Essa é uma das conclusões da edição de 2017 do relatório Ataques à Imprensa, da ONG Committee to Protect Journalists (CPJ).

  • Morre, aos 79 anos, o jornalista e comentarista político Carlos Chagas

    Notícias - Brasil - 27 de Abril de 2017

    Morreu na última quarta-feira (26), em Brasília, aos 79 anos, o jornalista Carlos Chagas. Ele passou mal no início da manhã, foi levado ao hospital onde foi diagnosticado um aneurisma na aorta. Foi internado na UTI, mas não resistiu.

  • “Troféu Mulher IMPRENSA” divulga a primeira prévia de sua 12ª edição

    Notícias - Brasil - 27 de Abril de 2017

    A segunda fase da 12ª edição do "Troféu Mulher IMPRENSA", idealizado e realizado pela Revista e o Portal IMPRENSA, está no ar desde o dia 20 de abril e, até o começo da manhã desta quinta-feira (27/04), já contabilizava mais de 11,5 mil votos válidos.

  • Jornalistas de CartaCapital decidem fazer paralisação em apoio à greve geral

    Notícias - Brasil - 26 de Abril de 2017

    Os jornalistas da revista e do site de CartaCapital anunciaram que vão paralisar suas atividades das 0h às 14h na próxima sexta-feira (28) em apoio à greve geral contra "as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo governo federal, bem como contra a Lei de Terceirização, sancionada pelo presidente Michel Temer no fim de março".

  • Opinião: "Pelas costas", por Heródoto Barbeiro

    Notícias - Opinião - 26 de Abril de 2017

    O plenário do Congresso estava vazio. Deputados e senadores correram para as suas salas. Queriam saber se o que estava na rádio corredor era verdade ou não. Era um momento de angústia geral. O que seria do parlamento se os boatos fossem verdadeiros? Afinal tudo corria às mil maravilhas, salários em dia, salamaleques de toda ordem, título de excelência usado pelos subalternos, cabos eleitorais satisfeitos em suas bases fazendo campanha para a próxima eleição abertamente, o presidente se submetendo docilmente aos pedidos dos políticos. Mas era verdade. O senador tinha sido preso. Era acusado de ser o autor intelectual do atentado contra o presidente da República. Prudente de Morais saiu ileso, mas o general Bittencourt morreu. Não se viu nos gabinetes viva alma nos dias que se seguiram até que o senador Pinheiro Machado fosse libertado sob o manto da falta de provas.

  • Liberdade de imprensa é ser plural, defende o acadêmico Fernando Schuler

    Notícias - Brasil - 26 de Abril de 2017

    Filho de um professor de História e Teologia, o gaúcho Fernando Schuler, um dos ganhadores do Troféu Liberdade de Imprensa, teve uma formação fortemente ligada aos livros e desde cedo liberdade de expressão e democracia foram focos de seus estudos. Inspirado por autores como o italiano Norberto Bobbio e o francês Alexis de Tocqueville, conhecido pela obra "A Democracia na América", Schuler sempre se questionou sobre como construir uma civilização capaz de preservar o pluralismo de ideias. A resposta, ao que tudo indica, aponta para a liberdade de expressão como peça fundamental. “Uma democracia terá seus descontentes, mas esse é o custo da liberdade, ela incomoda”, diz. “A vantagem é que aqueles que se sentem prejudicados podem expressar sua visão.”

  • Brasil fica em 103º lugar no ranking mundial da liberdade de imprensa da RSF

    Notícias - Brasil - 26 de Abril de 2017

    O Brasil passou da 104ª para a 103ª posição, entre 180 países, no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa de 2017, divulgado nesta quarta-feira (26) pela Repórteres sem Fronteiras durante uma coletiva de imprensa organizada na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro.

  • Liberdade de imprensa nunca esteve tão ameaçada, revela ranking mundial da RSF

    Notícias - Internacional - 26 de Abril de 2017

    A liberdade de imprensa no mundo nunca se mostrou tão fragilizada e nunca esteve tão ameaçada quanto agora. É o que mostra a edição 2017 do Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa elaborado pela Repórteres sem Fronteiras (RSF). A ONG destaca ainda que essa liberdade se vê sob ameaça e cada vez mais frágil não apenas em regimes autoritários e ditaduras, mas também em democracias.