10 aplicativos que salvam a vida do jornalista


Hoje, mais do que em outros tempos, o jornalista possui diversos meios de se manter antenado sobre todos os assuntos possíveis, a todos os momentos.

Redação Portal IMPRENSA | Julho de 2015
 
 
   
 
Com o acelerado advento da tecnologia, em especial dos smartphones, eles se veem cada vez mais distantes dos tradicionais bloquinhos. Em contrapartida, a imersão dentro de recursos tecnológicos é bastante crescente. E é necessário se adequar. Entre plataformas que variam de revistas digitais a "redigitadores" de voz, IMPRENSA listou os 10 aplicativos mais indicados para jornalistas. 

Crédito:Divulgação
FLIPBOARD


Funcionando como uma revista digital, o Flipboard é indicado a todos os jornalistas que desejam iniciar o dia com todas as informações necessárias. O aplicativo ainda dá ao usuário a oportunidade de escolhe quais editorias ele gostaria de visualizar, deixando de lado as pouco relevantes. 

COGI


O Cogi permite ao usuário gravar "momentos chave" sem ser obrigado a desviar a atenção do que está acontecendo. O aplicativo fica em modo "escuta" e, se alguém comenta algo relevante, é possível retroceder alguns segundos para que a citação não seja perdida. De modo geral, o Cogi é um gravador de frases curtas. 

CO EVERYWHERE


O CO Everywhere dá ao usuário a oportunidade de descobrir tudo o que foi tuítado e escrito em redes sociais num raio de espaço definido pelo próprio internauta. Ainda é possível rastrear eventos importantes que vão acontecer. Importante pra quem deseja estar antenado a todo o momento. 

DRAGON DICTATION


O Dragon funciona como um gravador de voz que redigita tudo o que o usuário ou alguma outra pessoa disse. Pode ser bastante útil em uma coletiva de imprensa ou durante alguma reunião importante. 

GOOGLE DRIVE


A "nuvem" já se tornou o presente de jornalistas que lidam com milhares de arquivos importantes todos os dias e precisam ser acessados de diversos lugares. O aplicativo também pode ser uma ótima agenda de fontes. 

FEEDLY READER


Assim como o Flipboard, o Feedly Reader funciona como uma revista digital que dá a chance de o jornalista se manter o mais atualizado possível. Além da leitura individual, é possível seguir blogs e compartilhar textos interessantes. 

ECHOFRON


O Echofron funciona como um "controlador de redes sociais&q •?? ?uot;. Nele, você pode configurar as informações mais importantes de suas páginas e, sempre que alguma novidade aparecer, o aplicativo envia um aviso. 

SOUNDNOTE


O SoundNote funciona como um gravador de áudio e bloco de anotações ao mesmo tempo. Além de gravar o que está acontecendo, o aplicativo dá oportunidade de o jornalista anotar "ganchos" que não foram captados e podem ser lembrados mais tarde. Multifuncional. 

EVERNOTE


O Evernote funciona como um organizador diário para a vida de um jornalista que vive esquecendo as coisas. Nele, é possível criar listas de tarefas que serão realizadas, gravar lembretes de voz e compartilhar informações com outros smartphones. Ferramenta interessante para jornalistas "avoados". 

USTREAM


Aplicativo essencial para repórteres de rua, o Ustream permite a transmissão de links e vídeos ao vivo, sem a necessidade de contar com equipamentos especiais. É bastante indicado para momentos de fatos que precisem de coberturas imediatas, com informações iniciais. 

     
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA
PR Newswire Acervo IMPRENSA Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia
Fórum Água em Pauta Contato
Fórum Liberdade de Imprensa
Fórum AIDS e o Brasil
Mídia.JOR
 
Imprensa Editorial Ltda.
R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP: 05058-020
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300/4800