10 manias de jornalistas


O jornalismo possui manias tão específicas que muitos dos profissionais da área acreditam que a carreira, mais do que uma profissão, é um estilo de vida. Alguns chegam a afirmar que para investir no jornalismo é necessário ter nascido para a coisa.

Redação Portal IMPRENSA | Julho de 2015
 
 
   
 
Se a atividade vem de berço ou não, a verdade é que jornalistas possuem manias que abrangem tanto a profissão quanto a vida pessoal e as relações interpessoais. Desde o natural estilo investigador, ao exagerado apego por qualquer tipo de bom texto, o jornalismo traz consigo uma série de costumes bastante particulares.

A partir das muitas singularidades dos jornalistas, IMPRENSA listou as dez mais comuns entre os profissionais da área.

Crédito:Morguefile

 
MANIA DE NÃO TER HORÁRIOS FIXOS

Quem nunca levou um "bolo" daquele amigo jornalista que, de última hora, conseguiu uma fonte indispensável? Vinte e quatro horas parece pouco para um jornalista que precisa checar informações, apurar, entrevistar, escrever matérias e descansar... Quando dá.
 
MANIA DE ANALISAR – E CRITICAR – A GRAMÁTICA DOS OUTROS


As redes sociais são, digamos, um parque dos horrores e, ao mesmo tempo, de diversão para jornalistas. Ali, vivem corrigindo amigos e desconhecidos, inclusive. E zombam. Palavras como "com migo" e "tramquilo" não são perdoadas.
 
MANIA DE GARIMPAR CONTATOS POR TODA A PARTE


Fazer contatos está certamente entre coisas essenciais para um bom jornalista. Se detentora de informações, até uma porta pode servir como fonte. E isso não é uma brincadeira.
 
MANIA DE NÃO SE DESFAZER DE PAPÉIS

A primeira matéria publicada, o primeiro pingue-pongue ou, simplesmente, aquela reportagem  - recorte de jornal – feitos. Fato é que jornalista, por essência, não consegue se desfazer de papéis. Ele guarda aos montes e, no fim, nunca lê nada. Boa oportunidade para as baratas.

MANIA DE ACHAR QUE PODE OPINAR – SEM SER RETRUCADO – SOBRE TUDO


Jornalista é antenado e por isso, obrigatoriamente, acredita que pode opinar sobre qualquer assunto da face da terra. Quer saber se aquela pessoa é jornalista? Tente conversar sobre moda e, em seguida, bater um papo sobre física quântica. O verdadeiro jornalista vai saber falar, mesmo que seja com um comentário minimamente breve.
 
MANIA DE CRER QUE QUALQUER INFORMAÇÃO PODE RENDER AO MENOS UMA NOTA


"Por que ninguém 'deu' essa informação? Isso rende nota, pode usar".
 
MANIA DE ACHAR QUE O MUNDO DEPENDE DO SEU TRABALHO


Por que você acha que, todos os dias, jornalistas aparecem com informações quentinhas sobre os cantos mais extremos do mundo? Ou são loucos, ou acreditam serem super-heróis. Alguns conseguem ser os dois. O fato é que muitos arriscam a vida diariamente por uma simples palavra: informar.
 
MANIA DE ACHAR QUE TUDO DEVE SER RESOLVIDO "PRA ONTEM"


Se o jornalista não consegue ter tempo para ele, imagine para outra pessoa? E aquela fonte? É pra ontem. E aquela matéria? É pra semana passada. Nesses casos, o para ontem já não é o bastante.
 
MANIA DE ESCREVER TEXTOS GIGANTESCOS E SER OBRIGADO A "ENXUGÁ-LO"


Finalizou o texto? Está ótimo. Excelente. Quantos toques são necessários? 10 mil. Quantos caracteres seu texto tem? 20 mil. É, vamos dar uma enxugada.
 
MANIA DE DIZER QUE NÃO TEM MANIAS QUANDO ALGUÉM O ACUSA DE TER MANIAS


"Eu tenho manias? Não, não. Desconheço."


     
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA
PR Newswire Acervo IMPRENSA Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia
Fórum Água em Pauta Contato
Fórum Liberdade de Imprensa
Fórum AIDS e o Brasil
Mídia.JOR
 
Imprensa Editorial Ltda.
R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP: 05058-020
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300/4800