10 motivos para ser jornalista


Talvez por falta de informação ou até de conhecimento, muitos adolescentes que estão terminando o ensino médio, ainda não sabem qual carreia profissional pretendem seguir. E, por causa dessa indecisão dos jovens, IMPRENSA pensou em dez motivos interessantes para as pessoas pararem de pensar e optarem pela carreira jornalística.

Redação Portal IMPRENSA | Julho de 2015
 
 
   
 
Crédito:Morguefile



PODER VIAJAR E CONHECER VÁRIOS LUGARES

Com certeza, umas das vantagens de trabalhar com jornalismo é poder fazer muitas viagens. Conhecer não só o próprio país, mas vários lugares do mundo é rotina na vida de um jornalista.


NÃO TER QUE SEGUIR UMA ROTINA DE TRABALHO DESGASTANTE


A vida de um profissional costuma ser regrada e, às vezes, muito repetitiva. Um jornalista não sofre desse mal. Ele nunca se sabe o que vai acontecer no dia seguinte, por exemplo. Em qualquer momento pode surgir uma notícia nova que o faça parar o que está fazendo para correr atrás disso.


NÃO TRABALHAR COM MATEMÁTICA


Se existe uma matéria na escola que quase ninguém gosta, é a matemática. A maioria dos jornalistas, por passar o dia escrevendo, não utiliza muito dessa área para desempenhar suas funções.


CONHECER VÁRIAS PESSOAS O TEMPO TODO


Todo jornalista deve ser bom de comunicação, seja para arranjar fontes ou convencê-las a dar uma entrevista. Assim, essa atividade faz com que um profissional dessa área interaja com milhares de pessoas ao longo de sua carreira.


APRENDER SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS


Muitas vezes, um repórter precisa fazer uma matéria na qual ele não domina o assunto. Com isso, durante o processo de apuração e produção, ele consegue entender sobre algum tema que antes ele não conhecia. 


TER ACESSO ÀS INFORMAÇÕES ANTES DE QUALQUER OUTRA PESSOA


Seja através de releases ou por informações de fontes, uma coisa muito legal na vida de um jornalista é o fato de saber das notícias antes de pessoas que não atuam no ramo.


FREQUENTAR RESTAURANTES CAROS SEM TER A OBRIGAÇÃO DE PAGAR A CONTA


Frequentemente, jornalistas são convidados por suas fontes para fazerem as entrevistas em restaurantes. Se você der sorte, sua fonte te chamará para comer em um restaurante caro da região. E, como foi ele quem chamou, fará questão de arcar com os gastos.


APRENDER COMO FUNCIONAM VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE


Algumas pessoas não sabem como funcionam algumas coisas no Brasil, como assuntos políticos, por exemplo. Ao produzir uma reportagem, um repórter deve estudar e entender o tema que será abordado, fazendo-o assim, aprender algo que muitos não conhecem.


PODER EMITIR OPINIÃO PUBLICAMENTE SOBRE ALGO


Se um profissional acha que tem uma opinião relevante sobre algum tema, ele pode expressá-la. Se essa ideia tiver fundamento e for verídica, um jornalista pode muitas vezes influenciar pessoas ao redor do mundo.


AJUDA COM O BEM-ESTAR DE UMA SOCIEDADE


Várias matérias feitas por jornalistas são baseadas na denúncia de algum escândalo. Isso faz com que a sociedade veja no profissional alguém em quem confiar.




     
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA
PR Newswire Acervo IMPRENSA Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia
Fórum Água em Pauta Contato
Fórum Liberdade de Imprensa
Fórum AIDS e o Brasil
Mídia.JOR
 
Imprensa Editorial Ltda.
R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP: 05058-020
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300/4800