10 capas de jornal que fizeram história


Escolher apenas dez, dentre incontáveis, capas de jornais que fizeram história não é das tarefas mais fáceis. Os jornalistas Nilson Vargas, editor-chefe de Zero Hora, Aziz Filho, diretor de redação de O Dia e Cary John, editor de O Liberal elencam algumas delas. Confira abaixo a seleção feita com a ajuda dos jornalistas.

Redação Portal IMPRENSA | Julho de 2015
 
 
   
 
“O RIO SEM COR”, MEIA HORA – 11/6/2015

O jornal popular carioca Meia Hora, conhecido pelo humor e irreverência para noticiar os fatos, convidou, no dia 11/6/2015, o público a “colorir” o Rio de Janeiro (RJ), em referência à onda de livros de pintura e ao clima na cidade após registrar mais três casos de pessoas feridas em assaltos.

Crédito:reprodução



“O AMOR NOS TEMPOS DE FELICIANO” - CORREIO BRAZILIENSE - 4/4/2013

A capa do Correio Braziliense estampou fotos da cantora Daniela Mercury, que assumiu, à época, seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, e dos beijos entre Yasmin Brunet e Antonia Morais e Fernanda Montenegro e Camila Amado - forma de protesto contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP).

Crédito:reprodução


“OSCAR NIEMEYER” – O POVO – 6/12/2012

 

Em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, morto aos 104 anos no dia 5 de dezembro de 2012, diversos jornais inovaram em suas capas.

Crédito:reprodução


“SANTA MARIA” – ZERO HORA – 27/1/2013

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), deixou 242 pessoas mortas em janeiro de 2013. A tragédia estampou as capas de jornais brasileiros e internacionais.

Crédito:reprodução


“MORRERAM CHICO ANYSIO” – O DIA - 24/3/2012

A edição do jornal O Dia prestou uma homenagem póstuma ao humorista Chico Anysio. A primeira página mostrava várias fotos do ator caracterizado pelos principais personagens que interpretou ao longo de sua carreira.

Crédito:reprodução

“A AMBIÇÃO DO PAULINÓQUIO E A LIÇÃO DA PAULIPETRO” – JORNAL DA TARDE – DÉCADA DE 1980

O JT ficou conhecido por suas capas arrojadas. Uma das “séries” que fizeram sucesso foi a do nariz de Pinóquio do político Paulo Maluf, se referindo as suas supostas mentiras.

Crédito:reprodução

“VITÓRIA DA DEMOCRACIA” – FOLHA DE S.PAULO
– 30/9/1992

Em 29 de setembro de 1992, a Câmara dos Deputados votou a abertura de um processo de impeachment contra o então presidente Fernando Collor, que acabou aprovado por 448 votos a favor. A manchete do dia seguinte da Folha de S.Paulo dizia “Vitória da democracia — impeachment!”.

Crédito:reprodução

“TIROS NA LIBERDADE” – ESTADO DE MINAS – 7/1/2015

Em janeiro deste ano, terroristas invadiram o jornal francês Charlie Hebdo e mataram 12 pessoas, dentre elas quatro chargistas do veículo. Desde 2006, a publicação é alvo de ira de grupos radicais islâmicos, por ter publicado caricaturas do profeta Maomé.

Crédito:reprodução

“TODO PAULISTA (QUE NÃO GOSTA DE MULHER) É BICHA” – O PASQUIM – 8 A 14/7/1971

Como a redação e praticamente todos os colaboradores do jornal O Pasquim viviam no Rio de Janeiro, as provocações com São Paulo eram constantes. Essa capa trazia o título “Todo paulista é bicha”, em letras garrafais, e a “explicação”, em letras minúsculas, logo depois da palavra paulista: “que não gosta de mulher”. Foi nessa fase que o Pasquim atingiu seu recorde de mais de 200 mil exemplares vendidos.

Crédito:reprodução

“NÃO VAI TER CAPA” - MEIA HORA – 9/7/2014

O jornal Meia Hora publicou em sua capa, um dia após a amarga derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, a manchete “Não vai ter capa”. Assinada por Humberto Tziolas, Joana Ribeiro, Giselle Sant’Anna, Eduardo Pierre, André Hippertt e Sidinei Nunes, ela faturou o “Prêmio Esso de Jornalismo” na categoria Primeira Página

Crédito:reprodução



     
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA
PR Newswire Acervo IMPRENSA Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia
Fórum Água em Pauta Contato
Fórum Liberdade de Imprensa
Fórum AIDS e o Brasil
Mídia.JOR
 
Imprensa Editorial Ltda.
R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP: 05058-020
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300/4800