10 barrigadas insuperáveis


Todos sabem que, no processo de produção da notícia, a apuração é uma atividade fundamental para um jornalista evitar erros.

Redação Portal IMPRENSA | Julho de 2015
 
 
   
 
Entretanto, alguns profissionais se esquecem disso e, na intenção da publicar furos de reportagem, acabam passando vergonha ao veicularem notícias totalmente falsas e não apuradas, as chamadas barrigadas. IMPRENSA montou uma lista com dez barrigadas jornalísticas que marcaram época e, mesmo sem querer, enganaram o público.

MARIO SERGIO CONTI ENTREVISTA SÓSIA DE FELIPÃO ACHANDO QUE ERA O TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA


No meio do ano passado, o jornalista Mario Sergio Conti estava em um voo que supostamente “levaria a seleção para o Rio de Janeiro”. O profissional, então, viu um rapaz parecido com o técnico, que na verdade era seu sósia. Achando que fosse o Felipão, começou a entrevistá-lo. A entrevista e uma matéria sobre os temas abordados foram publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo.

Crédito:Reprodução/Facebook

VEJA PUBLICOU QUE CIENTISTAS HAVIAM CRIADO UM ANIMAL, QUE ERA A MISTURA DE BOI COM TOMATE


Baseada em um texto da revista New Scientist, que mostrava uma possível fecundação de uma nova célula, que geraria um ser diferente de tudo que já havia chamado “boimate”, a revista Veja publicou em sua edição impressa, em 1983, que cientistas da Alemanha haviam criado um animal que era a mistura de boi com tomate. A publicação da revista britânica, porém, foi apenas uma piada para comemorar a semana da mentira no país.

Crédito:Reprodução

CASO ESCOLA BASE


O casal Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, donos de uma escola particular de São Paulo, professores e um perueiro foram acusados de abusar sexualmente de crianças no horário de aula. O caso ganhou as manchetes de toda a imprensa brasileira e até internacional em 1994.  Os acusados foram presos e ameaçados de linchamento. A escola foi fechada. Diante da fragilidade das provas, a Justiça mandou outro delegado assumir o inquérito e as novas investigações provaram que o caso não passou de uma sucessão de erros dos pais de alunos, do delegado anterior e da imprensa. Em 1995, os acusados abriram processo contra vários veículos de comunicação e, até hoje, ganharam duas instâncias. Icushiro morreu de infarto em 2014 e sua mulher, de câncer, em 2007.

Crédito:Reprodução

JOSÉ ROBERTO BURNIER ENTREVISTA FALSA TESTEMUNHA DA MORTE DE EDUARDO CAMPOS


O repórter da TV Globo José Roberto Burneir foi o escolhido para acompanhar a queda do avião que transportava o candidato à presidência do Brasil Eduardo Campos, em Santos, no ano passado. O que ele não esperava era que uma suposta testemunha iria aparecer e falar coisas que nunca poderiam ter acontecido. O entrevistado disse que presenciou a queda e conseguiu até reconhecer o candidato depois de abrir um de seus olhos. Entretanto, após um laudo oficial dizer que as vítimas do acidente estavam irreconhecíveis, as informações captadas pelo repórter foram desmentidas.

Crédito:Reprodução

GUGU ENTREVISTA “MEMBROS DO PCC”


Durante a apresentação do programa “Domingo Legal”, do SBT, Gugu Liberato exibiu uma falsa entrevista com homens que se diziam membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. Na entrevista, dois rapazes ameaçaram apresentadores de TV e autoridades. Porém, em 9 de setembro, dois dias depois da veiculação da “entrevista”, um dos líderes reais do PCC telefonou para um dos apresentadores ameaçados, Marcelo Rezende, e afirmou que a entrevista foi forjada. A polícia começou uma investigação que terminou com a identificação das pessoas e culpou a direção do programa de armação.

Crédito:Reprodução

EL PAÍS PUBLICA FOTO DE PRESIDENTE VENEZUELANO INTERNADO EM HOSPITAL


Em 2013, o jornal espanhol El País, publicou em seu site uma imagem que mostrava Hugo Chávez entubado em uma cama de hospital. Pouco tempo depois, tiveram que apagar a imagem da internet. Como retratação, o jornal informou que a foto havia sido registrada há poucos dias e, por isso, não teve como checar a veracidade da imagem, que pode ter sido tirada de um vídeo do YouTube.

Crédito:Reprodução

REPÓRTER AMERICANO FORJA ENTREVISTAS PARA CONSEGUIR POPULARIDADE


Durante os cinco meses que trabalhou no The New York Times, o jornalista Jayson Blair forjou várias notícias e entrevistas e, inclusive, cometeu o crime de plágio. O repórter ainda mandava matérias de onde não estava, inventava declarações e forjava fotos. Blair foi “desmascarado” pelos próprios colegas de redação. Depois de investigação, ficou constatado que pelo menos 36 matérias das 73 publicadas no periódico, continham informações falsas.

GLOBONEWS INFORMOU QUE AVIÃO CAIU EM PRÉDIO NA REGIÃO DE SÃO PAULO


A emissora de TV paga da Globo informou em 2008 que um avião tinha caído em um prédio na zona sul de São Paulo. Na ocasião, a emissora interrompeu a programação, mostrando as imagens de um incêndio, que teria sido causado pela queda de um avião. Pouco tempo depois da veiculação da notícia, a empresa de aviação citada, divulgou um comunicado para informar que nenhum avião da empresa havia caído na capital paulista.

GRÁVIDA DE TAUBATÉ


Um casal chamou a atenção da mídia em 2012. A pedagoga da cidade de Taubaté Maria Verônica Aparecida e seu marido inventaram a notícia de que ela estaria grávida de quadrigêmeos. A moça apareceu em vários canais de televisão com uma barriga enorme para divulgar o acontecimento. O casal recebeu doações de fraldas e roupas para o enxoval. Depois de várias notícias destacarem a falsa gravidez, a farsa caiu após declarações de um médico que atendeu a mulher no segundo semestre de 2011 e afirmou que, na ocasião, ela não estava grávida.O advogado dela disse que sua cliente usava “uma barriga de silicone” com enchimentos.

Crédito:Reprodução

ESTADÃO AFIRMA QUE GOLFINHOS ASSASSINOS NA UCRÂNIA ESTAVAM SOLTOS PELO PAÍS


O site do jornal o Estado de S.Paulo publicou no dia 13 de março de 2013 que alguns golfinhos, treinados pelas forças especiais ucranianas, teriam supostamente fugido de uma base naval do país. A informação da revista The Atlantic foi produzida através de um relatório falso. De acordo com o texto publicado, “os animais teriam saído à procura de pares para acasalar”. A informação foi então desmentida. 



     
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA
PR Newswire Acervo IMPRENSA Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia
Fórum Água em Pauta Contato
Fórum Liberdade de Imprensa
Fórum AIDS e o Brasil
Mídia.JOR
 
Imprensa Editorial Ltda.
R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP: 05058-020
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300/4800