10 gadgets


Com o passar do tempo, a produção jornalística foi mudando. Atualmente, o profissional conhecido como “jornalista móvel”, que utiliza a tecnologia para desenvolver seu trabalho, vem ganhando espaço no mercado de trabalho.

Redação Portal IMPRENSA | Julho de 2015
 
 
   
 

O “velho” hábito jornalístico de sair para a rua com um bloquinho, uma caneta e um gravador está mudando e se adaptando aos novos tempos. Pensando nesse segmento, IMPRENSA procurou por dez gadgets que facilitam, e muito, o trabalho desse tipo de jornalista.

Crédito:Morguefile

SMARTPHONES

Os smartphones viraram a grande febre entre pessoas do mundo. Esses aparelhos que dão acesso a internet e redes sociais, filmam e tiram fotos são extremamente importantes e úteis na vida de um jornalista que precisa divulgar rapidamente uma informação.

TABLETS

Esse tipo de tecnologia também ajuda bastante um repórter que precisa publicar algo de maneira veloz. Mas, ao contrário dos smartphones, os tablets são mais utilizados por alguém para obter informações, já que sua tela grande facilita a leitura.

NOTEBOOKS

Esses computadores portáteis são essenciais na vida de um jornalista. Durante várias coletivas de imprensa, por exemplo, percebe-se que jornalistas estão com um notebook apoiado no colo para escrever seu texto e publicar a notícia na hora.

CÂMERAS INTELIGENTES

O mercado digital tem crescido e apresentado novas tecnologias. Uma delas é a chamada “smartcamera”. Esse aparato permite que as pessoas tenham acesso à internet e redes sociais. Desse modo, um jornalista pode produzir conteúdo de vídeo e postar na internet.

COMPUTADORES

Mesmo em época de portabilidade, os computadores continuam sendo grandes aliados de jornalistas. Diferentemente de outras tecnologias, esse aparelho oferece muito mais recursos e conforto para trabalhar.

NEWSPLEX

Essa tecnologia presente nos Estados Unidos é classificada como uma redação extremamente tecnológica. Tudo dentro dela é digital e os computadores são portáteis à rede wi-fi. O objetivo desse projeto é desenvolver, no jornalista, o trabalho multimídia.

DRONE

Os drones, pequenos aviões não tripulados e comandados por controle remoto, podem ser muito úteis à um profissional da imprensa. Se for acoplada uma câmera digital nele, um repórter por filmar uma manifestação, por exemplo, e logo depois publicar o conteúdo em vídeo que foi produzido.

RELÓGIO INTELIGENTE

Esse novo tipo de tecnologia acabou se aparecer no mercado, mas já ganha adeptos ao redor do mundo. O Apple Watch, por exemplo, é um relógio que, além de guardar fotos tiradas, permite que o usuário mande mensagens para outras.

GOOGLE GLASS

A nova ferramenta do Google, que ainda está entrando no mercado e conquistando as pessoas, o GoogleGlass, permite que um repórter faça a transmissão em vídeo de algum fato sem muito esforço, já que suas mãos estarão livres.

FLIP

Outro gadget que ajuda no trabalho profissional é o flip. Esse aparelho é uma câmera bem pequena que faz vídeos em alta definição. A considerada “câmera espiã” faz ainda uploads para o YouTube rapidamente. Ela é muito usada por jornalistas que não conseguem carregar uma equipe de reportagem inteira para o local da gravação.

     
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA
PR Newswire Acervo IMPRENSA Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia
Fórum Água em Pauta Contato
Fórum Liberdade de Imprensa
Fórum AIDS e o Brasil
Mídia.JOR
 
Imprensa Editorial Ltda.
R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP: 05058-020
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300/4800