Intercom 2020 divulga programação preliminar

Redação Portal IMPRENSA | 09/09/2020 11:48
A Intercom acaba de divulgar a primeira versão da programação do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), a ser realizado em modalidade virtual de 1º a 10 de dezembro de 2020.

Este ano, o congresso terá a organização da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA).

A programação incluirá cerimônia e conferência de abertura, no dia 1º de dezembro, e quatro mesas do 43º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (01 e 02/12), que debaterão o tema central “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”.
 
O congresso nacional da Intercom também terá o V Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação (02 e 03/12); o VII Encontro Internacional do Colégio de Brasilianistas da Comunicação (03/12); o VI Fórum Socicom-Intercom e a Jornada Beltraniana 2020 (04/12); o Colóquio Acadêmico e o V Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura (05/12); o IV Colóquio Nacional dos Grupos de Pesquisa em Contextos Organizacionais e o IV Fórum de Rádios e TVs Universitárias (07/12); o V Fórum Comunicação e Trabalho (08 e 09/12); e o Fórum de Revistas Científicas (09/12). 

Além disso, o Intercom 2020 terá a inauguração de três eventos: o I Encontro Nacional de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social, no dia 8 de dezembro; o I Encontro de Cursos de Comunicação da Bahia, no dia 9.

Crédito:Divulgação Intercom


Convidados confirmados
Entre os convidados já confirmados, pesquisadores de relevo nos cenários nacional e internacional, tais como Délia Crovi Druetta (UNAM-México), Othon Jambeiro (UFBA), Fernando Paulino (UnB/ALAIC), Cicília Peruzzo (UERJ) e Rose Marie Santini (NETLAB/UFRJ) estarão nos debates do Ciclo de Estudos. 

O Colóquio Latino-Americano reunirá pesquisadores do Brasil, México, da Argentina, da Bolívia, do Uruguai, da Colômbia e do Chile em torno de temas importantes para a região, tais como comunicação digital, comunicação popular e alternativa e plataformas de comunicação.

 O Encontro de Brasilianistas da Comunicação também terá convidados estrangeiros, com Alberto Pena Rodríguez (UVIGO-Galícia) e Armando Malheiro (UP-Portugal) fazendo a conferência de abertura, além de pesquisadores da Argentina, do Chile, dos Estados Unidos e do Brasil. O jornalista, ex-deputado e pesquisador Jean Wyllys acompanhará Ivana Bentes Oliveira (UFRJ) e Erick Felinto de Oliveira (UERJ) no Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura deste ano.

A programação inclui ainda o evento de lançamento da próxima edição da Revista Iniciacom, no dia 2 de dezembro; as sessões de apresentação de trabalhos dos 34 Grupos de Pesquisa (02 a 10/12) e das oito divisões temáticas do Intercom Júnior (02 a 04/12); as oficinas e os minicursos (02 a 10/12); e o evento de lançamentos de livros Publicom (03 e 04/12). Como já é tradição, o congresso será encerrado com a festa de premiação da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), às 19h30 do dia 10.

Inscrições de trabalho 
 O Intercom 2020 recebe trabalhos para GPs e IJs, bem como propostas de livros a serem lançados no Publicom, até o dia 12 de outubro (com inscrição dos autores até 6 de outubro). 

As inscrições de ouvintes seguem até 6 de novembro, podendo ser parceladas em até quatro vezes no cartão de crédito. Associados da Intercom com a anuidade em dia não pagam taxa de inscrição. Além disso, está aberto até 12 de setembro o edital para solicitação de isenção da taxa.

As novidades podem ser acompanhadas no site oficial do Intercom 2020 e também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.