Patrícia Campos Mello dará curso sobre populismo e fake news. Confira essa e outras oportunidades para jornalistas com inscrições abertas

Redação Portal IMPRENSA | 26/08/2020 13:25

Os profissionais da comunicação podem aprimorar seus conhecimentos por meio de cursos online.

O Portal Imprensa selecionou oportunidades em diferentes áreas que estão com inscrições abertas.

Há cursos sobre jornalismo investigativo e financeiro. Além da oportunidade de discutir temas caros para o jornalismo, como a desinformação, a migração, os refugiados e a fiscalização de gastos públicos. 

Confira:

Crédito:Internet






Líderes populistas e o uso de desinformação para manipular a opinião pública. Você consegue detectar o falso, a mentira, a difamação nas redes sociais? Como explicar fake news no grupo da família? 

Como as redes são manipuladas por líderes populistas? Em que medida campanhas de difamação funcionam? O que aconteceu nas recentes eleições americana e brasileira? E será que a pandemia pode salvar o jornalismo? A jornalista Patrícia Campos Mello nos traz os bastidores da reportagem que apurou a rede de robôs, trolls e o avanço dos tecnopopulismos, em um dos capítulos mais turbulentos da história recente, que muda o mundo.

Data: 20 a 22 de outubro

Existem na Internet muitas fontes oficiais de informação que podem ser usadas para garimpar dados sobre gastos públicos. A partir de exercícios práticos, este curso vai tornar os participantes aptos a investigar a qualidade e legalidade das contas públicas e apontar suspeitas de mau uso do dinheiro público nos diferentes níveis de governo. Este curso é voltado para jornalistas e não-jornalistas.

O curso é oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas em parceria com a Associação Contas Abertas com o apoio do Google News Initiative. O instrutor será o Gil Castello Branco e é em português. 

Data: De 7 de setembro a 4 de outubro

Se você está procurando por um projeto, inscreva-se no curso de boletim informativo de seis semanas do WSJ para desafiar seu conhecimento financeiro. O curso não é apenas conceitos de finanças pessoais e dever de casa de orçamento, é repleto de tarefas bem pensadas e práticas que você pode fazer em casa que o levarão a aprender sobre si mesmo.

Funciona assim:  você receberá um e-mail por semana com um desafio que visa melhorar seu conhecimento sobre suas finanças. Todas as semanas, você receberá uma saudação de um de nós, um exercício de aquecimento para entrar no clima de dinheiro e um desafio passo a passo detalhado. O curso é em inglês. 

Repórteres e editores têm lutado com a cobertura de questões delicadas relacionadas a migrações, refugiados e pessoas deslocadas.

O curso online e gratuito pretende ajudar os jornalistas a entender a complexidade e a sensibilidade do fenômeno migratório e melhorar sua cobertura, evitando estereótipos, estigmas ou rótulos. A aprendizagem é em espanhol. 

Data: 31 de agosto a 27 de setembro.