Fundação Gabo promove seminários online e gratuitos sobre inovação no jornalismo

Redação Portal IMPRENSA | 27/07/2020 09:59
A Fundação Gabo realizará uma série de seminários online e gratuitos com especialistas em jornalismo inovador de toda a América Latina. 

O objetivo da ação é oferecer às redações novas ferramentas para inovar no conteúdo e adotar novos modelos de negócios. A iniciativa tem o apoio do Google News.

Além dos seminários, a Fundação Gabo promove um Web Talk sobre jornalismo colaborativo que reunirá especialistas para discutir questões de reciclagem e economia circular. 

Confira a programação abaixo:

Crédito:Fundação Gabo

Com o desejo de produzir o melhor jornalismo possível e garantir sua sustentabilidade, muitas mídias superam os desafios da era digital, adaptando-se às constantes mudanças tecnológicas, decifrando o comportamento de seu público e tentando novos modelos de negócios.

Algumas lições podem ser aprendidas com mídias como o New York Times que, em seu processo de reinvenção, provaram que a inovação não é uma característica apenas das mídias que nasceram digitais. No entanto, neste novo contexto de recessão econômica após a pandemia, a crise está se aprofundando e, quando a sociedade precisa de jornalismo sólido, somos confrontados com mais perguntas do que respostas para desenvolver soluções inovadoras e eficazes.

Nesta palestra, Ismael Nafría e Olga Lucía Lozano discutirão algumas chaves úteis para repensar as maneiras de inovar no jornalismo a partir do uso de tecnologia, trabalho interdisciplinar, gerenciamento de audiência e outros aspectos pouco explorados na mídia tradicional; Eles também compartilharão referências bem-sucedidas que podem inspirar alternativas para a mídia da região.

Participantes: Ismael Nafría (Espanha), diretora da revista National Geographic Spain, e Olga Lucía Lozano (Colômbia), diretora de En Modo P. 
Data:  30 de julho de 2020
Horário: 11h COL / MEX - 13h ARG - 18h ESP

Em meio às adversidades políticas e econômicas e apesar das poucas oportunidades, surgiram projetos jornalísticos como o CLIP na Colômbia, El Surtidor no Paraguai, El Diario.es na Espanha, La Diaria no Uruguai e muitos outros projetos com um reconhecimento merecido e com jornalismo de qualidade e inovador, utilizando recursos tecnológicos, trabalho colaborativo e testando novos modelos de negócios.

Nesta palestra, Marina Walker e Flor Coelho, em conversa com Rosental Alves, nos contarão pela experiência que enfrentam os desafios que aqueles que pretendem realizar um projeto jornalístico, compartilharão seu aprendizado nesse caminho e alguns princípios para gerenciar um projeto inovador e sustentável e de alto impacto.

Participantes: Marina Walker (EUA), editora executiva do Pulitzer Center, Flor Coelho (Argentina), gerente de Pesquisa e Treinamento do La Nación, em conversa com Rosental Alves (Brasil), diretor do Centro Knight de Jornalismo da Américas.
Data: 11 de agosto de 2020
Horário: 11h COL / MEX - 13:00 ARG - 18:00 ESP

O bom jornalismo precisa de aliados comprometidos e convencidos de sua influência para energizar sociedades democráticas, justas e garantidoras de nossos direitos e liberdades. Especialmente nos últimos meses, testemunhamos como a redução no padrão de publicidade ameaçou seriamente a sustentabilidade da mídia, forçando-nos a repensar os modelos de negócios e a propor rapidamente novas formas de financiamento.

A mídia não deve se concentrar apenas em fazer um bom jornalismo a serviço das comunidades que impactam, mas em se adaptar com propostas inovadoras aos desafios de um contexto turbulento.

Essa conversa entre Ignacio Escolar e Damián Osta, moderada por María Catalina Colmenares, nos permitirá perguntar e responder quem - e de que maneira - poderia financiar jornalismo nos próximos anos; Quais riscos e oportunidades o modelo de financiamento baseado em parceiros representa e que lições podemos aprender com mídias como La Diara e Diario.es sobre como criar um jornalismo inovador, relevante e sustentável.

Participantes: Ignacio Escolar (Espanha), diretor da Eldiario.es , e Damián Osta (Uruguai), gerente da La Diaria, em conversa com María Catalina Colmenares (Colômbia), consultora em gerenciamento de mídia.
Data: 19 de agosto de 2020
Horário: 11h COL / MEX - 13h ARG - 18h ESP

O que é jornalismo colaborativo e que impacto tem? Como formar uma equipe com jornalistas residentes em diferentes países? Como realizar a cobertura jornalística de questões de reciclagem inclusiva?

Nesta reunião, Luz Mely Reyes , diretora do Efecto Cocuyo (Venezuela), Soledad Mella , gerente chilena de reciclagem, e Ketzalli Rosas , co-diretora da Factual / Distintas Latitudes (México), contarão com a experiência que têm a importância e o alcance do jornalismo colaborativo no país. 

Além disso, eles resolverão as principais dúvidas e preocupações da bolsa de produção jornalística sobre reciclagem inclusiva organizada pela Fundação Gabo e pela Iniciativa Regional para Reciclagem Inclusiva (TIR), com o apoio de Diferentes Latitudes , e que entregará US $ 10.000 a uma equipe de jornalistas para fazer uma reportagem. A bolsa encerra suas inscrições na terça-feira, 4 de agosto.

Data : terça - feira, 28 de julho de 2020
Horário : 11h (COL / MEX) / 13h (ARG)