Iniciativas divulgam informações sobre a Covid por meio de análise de dados

Redação Portal IMPRENSA | 21/07/2020 09:42
Diferentes iniciativas coletam e divulgam dados sobre a pandemia de coronavírus no país. 

Além da análise de dados, grupos de jornalistas, matemáticos e cientistas monitoram em tempo real os casos de coronavírus no Brasil. 

O Portal Imprensa selecionou alguns destes projetos.   

Confira:

Crédito:SP Covid-19 Info Tracker



A Folha passou a informar o estágio da pandemia em cidades, estados e no geral do país por meio de reportagens, infográficos e uma página interativa. 

O modelo estatístico foi desenvolvido pelos pesquisadores da USP Renato Vicente e Rodrigo Veiga

Desenvolvido pelo jornalista Marcelo Soares, o Lagom Data acompanha a evolução dos casos de novo coronavírus no Brasil por meio de gráficos interativos. 

O espaço é atualizado desde 9 de março de 2020 com informações das Secretarias Estaduais de Saúde, e fornece informações detalhadas por município.

Criado por Fábio Rehm, o projeto monitora publicações oficiais relacionadas a COVID-19 no Brasil. O propósito é agregar informações relacionadas à pandemia da COVID-19 publicadas por instituições governamentais variadas de diversas localidades num único portal de notícias. 

O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa independente, fruto da colaboração entre pesquisadores com o desejo de contribuir para a disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas. 

O projeto disponibiliza à sociedade, veículos de mídia, comunidade científica e entidades governamentais informações acuradas e detalhadas sobre o avanço diário da COVID-19 no estado de São Paulo. As informações são coletadas em "tempo real" e, então, atualizadas diariamente na plataforma on-line.

Os responsáveis são pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC) da USP,  e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Leia também