Novo programa no Youtube, “Mesa para 6” reúne jornalistas brasileiros espalhados pelo mundo

Redação Portal Imprensa | 03/07/2020 14:53

Um grupo de jornalistas brasileiros que moram em diferentes partes do mundo resolveram se reunir uma vez por semana por zoom para um bate-papo sobre o Brasil e o mundo. “Aí, alguém deu a ideia: vamos fazer essa conversa ao vivo no YouTube? Nasceram o Mesa para 6 e o canal MoozNews”, conta a jornalista Helena Vieira. O programa, ainda experimental, pode ser acompanhado ao vivo todo sábado às 14h, horário do Brasil, e durante a semana no Portal Imprensa, parceiro desta iniciativa.

 

A conversa gira em torno do que chamou a atenção do olhar brasileiro nos países onde vivem os jornalistas, como entender o Brasil de fora e o que se falou do Brasil no exterior. “Falava-se pouco, mas infelizmente, anda-se falando muito, e mal, nesses últimos meses (exagero dizer nesse último ano?). E isso tem alguma importância para a economia, para a vida do brasileiro, para nossa autoestima, para a Amazônia?”, questionam os participantes.

 

Crédito: Reprodução

Na mesa, os jornalistas: Cecilia Tornaghi, de Nova York, Fabio Watson, de Lisboa, Helena Vieira, Maria Luiza Abbott e Yula Rocha, de Londres, e de Brasília, Tereza Cruvinel, que explica o Brasil para os demais. 

 

A iniciativa é apenas um começo para estes jornalistas experientes, eles pretendem criar novos programas no canal e estão abertos a parcerias com seus pares.

 

Conheça os 6 da mesa (em ordem alfabética):

 

Cecilia Tornaghi – em Nova York há mais de 25 anos, é jornalista com larga experiência na mídia nos Estados Unidos, tem curso de especialização em Desenvolvimento Internacional pela London School of Economics. Atualmente é chefe de redação de uma revista especializada em América Latina.

 

Fabio Watson - desenvolveu sua carreira com foco em criação de textos, edição e gestão de projetos de informação, por mais de 30 anos, nos telejornais da TV Globo e Globo News. Cinco anos de trabalho no escritório da TV Globo, em Nova York. Atualmente faz pesquisa para um projeto em Lisboa.

 

Helena Vieira – jornalista, morou no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Itália, Tanzânia e Reino Unido, e trabalhou em empresas como Organizações Globo, The Wall Street Journal e Bloomberg, entre outras. Tem mestrado em desenvolvimento internacional pela American University em Washington, e comunicação estratégica pela Columbia, em Nova York. Em Londres desde 2014, é editora do LSE Business Review, da London School of Economics.

 

Maria Luiza Abbott (Cuca) – no Brasil, trabalhou para O Globo e Jornal do Brasil. Veio para Londres há mais de 20 anos como correspondente do jornal Valor Econômico. É diretora da AJA Media Solutions, uma agência de comunicação empresarial especializada em promover a marca Brasil no exterior. Tem mestrado em Jornalismo pela University of Cardiff, no Reino Unido.

 

Tereza Cruvinel – uma das mais respeitadas jornalistas de política do Brasil, foi colunista de O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e comentarista na RedeTV e Globo News. Foi a fundadora e primeira presidente da EBC/TV Brasil, criada para ser uma televisão pública no Brasil, seguindo os moldes da BBC. Atualmente é colunista e comentarista no Brasil247.

 

Yula Rocha – no Brasil, foi produtora, repórter e editora da Globo News e TV Globo. No exterior, fez mestrado na Westminster University em Londres e seguiu para Nova York, onde foi correspondente da SBT por 13 anos. Voltou para Londres há três anos, onde trabalha para a People’s Palace Projects, organização de direitos humanos e cultura ligada à Queen Mary University of London. Faz freelance para Stanford Social Innovation Review e Latin News.

 

MESA PARA 6 – Sábados - 18h de Londres e Lisboa, 14h do Brasil e 13h de Nova York


Leia também

Confira lista de podcasts recém-lançados por jornalistas

Estão abertas as inscrições para o prêmio de jornalismo sobre cobertura humanitária