Google vai pagar por conteúdos de A Gazeta e Diários Associados

Redação Portal IMPRENSA | 25/06/2020 17:23
O Google fechou parceria com veículos de notícias em três países, incluindo o Brasil, pela produção de conteúdo de alta qualidade.
Crédito:AFP/Arquivo



“Hoje, estamos anunciando um programa de licenciamento para pagar às editoras por conteúdo de alta qualidade para uma experiência de notícias lançada ainda este ano”, disse o vice-presidente de notícias do Google, Brad Bender, em uma publicação em seu blog.

No Brasil, a empresa fechou acordo com o grupo Diários Associados e A Gazeta (Espírito Santo). Na Alemanha, foram fechados contratos com Der Spiegel, Frankfurter Allgemeine Zeitung e Die Zeit. O Schwartz Media, The Conversation e Private Media vão contribuir com conteúdo na Austrália. 

O novo produto estará disponível no Google News e no Discover. O Google também pagará pelo acesso gratuito a artigos oferecidos sob pagamento no site do editor. 

O programa deve começar ainda neste ano, mas o Google ainda não deu detalhes sobre o seu funcionamento, como o valor que será investido na iniciativa. 

O anúncio foi feito depois de inúmeras batalhas em todo o mundo para que a empresa pague as empresas de mídia pelo que publica online.  

Leia também: