Iniciativas combatem a desinformação sobre o coronavírus no WhatsApp

Redação Portal IMPRENSA | 22/05/2020 09:33
Iniciativas de jornalistas buscam combater a desinformação sobre o coronavírus no WhatsApp.

Os usuários do aplicativo podem contar com a ajuda da Fátima, a robô checadora do Aos Fatos. 

Ao enviar "Oi, Fátima" para o número (21) 99747-2441, o usuário receberá como resposta um menu com as instruções de como interagir com a robô.

Segundo o Aos Fatos, a principal função da Fátima é ajudar o usuário na busca por checagens relacionadas à Covid-19 que já foram publicadas pela equipe. 

A robô também está habilitada a enviar as últimas três checagens publicadas no site, deixando os leitores atualizados sobre o que é fato e o que é boato.

A Fátima é desenvolvida inteiramente pela equipe do Aos Fatos, da tecnologia ao conteúdo, e passará por aprimoramentos constantes para atender às necessidades dos leitores. O desenvolvimento da versão para o aplicativo contou com o apoio do próprio WhatsApp.

Crédito:Divulgação Aos Fatos



RedeComCiência 
Já a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) lançou grupos de WhatsApp para divulgar informações confiáveis em relação ao coronavírus e seus desdobramentos. 

Para participar, basta entrar neste link

O propósito do canal é ser um espaço para que toda a sociedade brasileira interessada em notícias confiáveis sobre a pandemia e seus desdobramentos possa encontrar material respaldado, checado e de qualidade no WhatsApp. 

Uma vez no grupo, apenas os moderadores, profissionais da RedeComCiência, poderão enviar mensagens. É uma forma de garantir a confiabilidade das informações e a qualidade do canal.

Os conteúdos veiculados são audiocasts (mensagens de áudio de até 2 minutos de duração) e também textos (no formato de boletins informativos com referências a conteúdos embasados cientificamente).

A RedeComCiência estimula que os interessados compartilhem e encaminhem o material disponibilizado no local em suas próprias redes de contatos. 

A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) é uma associação apartidária e sem fins lucrativos, criada em fevereiro de 2018, para reunir profissionais interessados em discutir, amplificar, viabilizar e melhorar o jornalismo e a comunicação de ciência no Brasil. Ela é formada por profissionais das áreas da comunicação, divulgadores científicos e cientistas de todo o Brasil.