Rede internacional abre chamada para propostas de pesquisa sobre desinformação a respeito do coronavírus

Redação Portal IMPRENSA | 11/05/2020 10:33
A Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) convida pesquisadores de desinformação sobre a Covid-19 para enviar propostas e participar do CoronaVirusFacts Alliance. 

Trabalhando juntos, os checadores e os pesquisadores acadêmicos ampliarão a base de conhecimento sobre o COVID-19 e elevarão ainda mais a luta contra desinformação em saúde.

Crédito:Divulgação IFCN


Requisitos
Todas as propostas devem ser enviadas em inglês e incluir:
- Uma breve introdução com lacunas de conhecimento e perguntas de pesquisa.
- Um quadro teórico, se aplicável.
- Notas sobre metodologia, incluindo outros dados que serão analisados.
- Um plano para divulgação dos resultados da sua pesquisa.
- Informações básicas sobre o (s) pesquisador (es), incluindo uma biografia abreviada que descreve pesquisas anteriores e atuais relacionadas à proposta.

Como participar
Para solicitar esse apoio, os pesquisadores devem demonstrar que seu trabalho terá um impacto iminente na comunidade de verificação de fatos e que o financiamento da IFCN é crucial para seu trabalho.

Um número limitado de propostas aceitas - aquelas que possam demonstrar claramente a necessidade de financiamento - poderá receber até US $ 10.000 para conduzir o estudo. 

As propostas podem ser enviadas aqui até 29 de maio de 2020. As propostas aceitas serão notificadas até 12 de junho. Os destinatários serão notificados até 19 de junho.

Sobre a Rede
Desde 24 de janeiro, coordenado pela Rede Internacional de Verificação de Fatos, mais de 100 verificadores de fatos de 74 países vêm trabalhando juntos no maior esforço colaborativo de verificação de fatos já lançado: a Aliança CoronaVirusFacts / DatosCoronaVirus .

Leia também
Coletiva de governador de NY é usada em campanha de desinformação anti-isolamento