Podcast 37 graus e Folha de S. Paulo lançam a série em áudio Epidemia

Kassia Nobre | 18/03/2020 10:17
Os bastidores do zika vírus serão o fio condutor da nova série em áudio Epidemia, uma parceria entre o poscast 37 graus e a Folha de S. Paulo.

A série terá sete episódios, publicados semanalmente às terças-feiras pela manhã. O primeiro episódio foi ao ar nesta terça-feira (17). 

Ela é apresentada pela jornalista Bia Guimarães e pela bióloga Sarah Azoubel, criadoras do podcast 37 graus.

“Eu e a Sarah começamos a pensar sobre o tema do zika vírus no primeiro semestre do ano passado. A gente começou a pensar em revelar um pouco dos bastidores daquela epidemia, já que ela teve como epicentro o Brasil. Conforme a gente foi fazendo as entrevistas, percebeu que não conhecia esta história tão bem quanto pensava. Tinha muita pergunta sem resposta e histórias intrigantes por trás da trajetória do vírus zika no Brasil”, explica Bia.  

Crédito:Arquivo pessoal


Outras epidemias
Segundo a jornalista, o caso zika abre espaços para o diálogo sobre outras epidemias porque evoca paralelos médicos, sanitários, sociais e econômicos, que remetem a outras viroses, como a atual covid-19, além de dengue, H1N1, entre outras. 

“É um assunto que tanto eu como a Sarah nos identificamos bastante. A Sarah é bióloga, fez doutorado na área da biologia molecular e trabalhava com genética. Eu sempre curti muito a parte de saúde pública. Meus pais são da saúde pública. Minha mãe é médica sanitarista e meu pai trabalha no controle de endemias”. 

O mapa da série 
A jornalista afirma ainda que a série contará o que acontece antes, durante e depois de uma epidemia. Como é a vida de quem vive os bastidores de uma epidemia e a vida de quem é afetado por ela. Além de debater como fica o mundo e a sociedade quando o assunto já saiu das manchetes.

“A zika era uma doença desconhecida no mundo e o Brasil foi pioneiro a jogar luz sobre o que estava acontecendo, não só no país como no mundo inteiro”.
 
Sobre a parceria com a Folha, Bia espera que a discussão sobre as epidemias seja ampliada.  
“A Folha tem se aventurado neste mundo do podcast e das narrativas. É uma parceria especialmente de divulgação para que este material chegue ao máximo de pessoas”, explica.  

Epidemia está disponível em todos os aplicativos para podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Castbox, entre outros. 


Leia também:
Editoria de política é a que mais menciona o termo fake news
EducaMídia realiza live sobre coronavírus e a pandemia da informação