Vai fazer home office devido ao coronavírus? Confira algumas dicas

Redação Portal IMPRENSA | 16/03/2020 11:09
Muitos profissionais de comunicação já estão trabalhando em casa como forma de precaução e combate ao coronavírus. 

O Portal IMPRENSA selecionou algumas dicas para aqueles que estão no home office e para as pessoas que moram com estes profissionais. 
Crédito:Portal G1



Crie um ambiente de trabalho em casa
As tarefas que você vai realizar no home office são as mesmas executadas no seu ambiente de trabalho. Para que elas sejam concluídas com o mesmo desempenho e qualidade, é indispensável escolher um cantinho dentro de casa para trabalhar.

Você não vai precisar de muita coisa! Uma mesa, uma cadeira confortável e um lugar tranquilo são suficientes. A criação dessa “estação de trabalho” evita distrações e contribui para sua produtividade. (Dica do Site Wire). 

Seja disciplinado
Dentro de casa você se sente à vontade e pode se vestir de maneira confortável. Esses fatores devem ser utilizados para motivar seu trabalho.

Mas, é necessário ser disciplinado para que atividades rotineiras ou aquele “cochilo no sofá” não interfiram no seu desempenho. Esteja sempre disponível durante o horário de trabalho e foque nas atividades que você precisa concluir. (Dica do Site Wire).

Crie uma rotina
Estabelecer uma rotina de trabalho é excelente para otimizar seu tempo de serviço. Determine horários de início e término das atividades.

Como você já está em casa, muitas vezes se desligar das atividades ao final do dia não é uma tarefa fácil, por isso estabelecer uma rotina é importante. Não se esqueça de agendar suas pausas e cumpri-las à risca.

Lembre-se de que mesmo em casa você está trabalhando e obedecer aos horários é uma tarefa que deve ser cumprida por profissionais responsáveis. (Dica do Site Wire).

Esqueça as distrações como TV e redes sociais
Estar em casa durante uma tarde inteira pode ser uma tentação se você é fã de séries ou ama um programa de auditório na TV. Caso você não trabalhe nessa área, é importante evitar essas distrações. Outro fator que pode dispersar no home office são as redes sociais. Se a vontade de entrar nelas for grande, estabeleça pausas periódicas no trabalho para fazer isso. (Dica do Portal G1).

Vista-se de forma apropriada
A forma como você se veste diz muito sobre como enfrenta os desafios do trabalho e que tipo de mensagem gostaria de compartilhar com o time. Quando estiver em home office, mantenha o dress code de um dia normal no escritório. Vista-se de maneira apropriada, como se fosse ter uma reunião com um dos seus líderes na empresa. E, certamente, numa ocasião como essa, você não iria de pijama. (Dica do Portal G1)

Respeite o fim do expediente
Se você tem um horário para começar a trabalhar, é também importante estabelecer um fim para seu expediente. Apesar de você estar em casa, não trabalhe até altas horas da noite. Respeite seu horário e concentre-se para realizar todas as tarefas dentro dele. Ao fim do dia, desligue seu computador e aproveite o tempo livre para se dedicar a compromissos pessoais. (Dica do Portal G1)

Dicas para quem mora com você
Confira dicas caso você more com alguém ou tenha crianças que tenham que ficar com você na hora do trabalho. 

Combine com ela alguns sinais que vão indicar um momento de concentração que não pode ser interrompido
Fones de ouvido geralmente são o melhor indicativo. Se tiver crianças em casa, algo mais lúdico como um objeto específico em cima da mesa ou pendurado na porta pode funcionar bem. (Dica do Blog Adoro Home Office). 

Eventualmente será preciso fazer reuniões com vídeo ou ligações com viva voz
Procure prestar atenção a esses momentos e evite ao máximo fazer barulhos. Se o home office fica em um espaço fechado, com porta, nunca entre sem bater ou falando alto. Lembre sempre que atrás daquela porta pode estar acontecendo uma reunião importante! (Dica do Blog Adoro Home Office).

Evite interrupções
Um bom filtro é pensar: se o fulano estivesse fora de casa trabalhando, eu pegaria o telefone e ligaria para ele para fazer essa pergunta? É algo que eu realmente não posso esperar uma ou duas horas? Bom, se a resposta for sim, então bata na porta ou faça um sinal pedindo para conversar. Se a resposta for não, espere até a pessoa circular pela casa. (Dica do Blog Adoro Home Office).