“O que uso não permite piadas ou desrespeito por mim”, diz repórter argentina vítima de sexismo

Redação Portal IMPRENSA | 03/02/2020 09:40
O jornalista e ex-ciclista belga Sven Spoormakers foi duramente criticado nas redes sociais após publicar comentários sexistas sobre a repórter argentina da ESPN Belén Mendiguren.

Crédito:Reprodução
“Está frio na Argentina”, questionou, apontando para o top que Belén utilizava ao entrevistar um ciclista na cobertura da Vuelta de San Juan. 

“Então é culpa dela que você não consegue parar de olhar para os peitos dela? Deixe-me dizer que ela faz exatamente o mesmo trabalho que você, mas que ele tem que trabalhar e resistir duas vezes mais por coisas assim”, respondeu a jornalista Sophie Smith, em defesa à colega de profissão.

“Não jogue a carta feminista nesta. Ela sabe exatamente o que está vestindo – ou não – e por quê. Se eu entrevistasse uma atleta feminina com minhas bolas para fora, você também estaria brincando. Ou chamando isso de desgraça”, respondeu Spoormakers.

Belén também respondeu ao ataque e agradeceu o apoio que recebeu nas redes. “O que uso não permite piadas ou desrespeito por mim. O que você acha engraçado faz parte de um equipamento machista que machuca e machuca muito as mulheres”.

Spoormakers, que tinha apagado as mensagens, tentou se desculpar pelas redes. “O que era para ser uma observação engraçada, acabou sendo ofensivo para muitas pessoas. Isso foi um julgamento ruim. Desculpe”.

Leia também: 
Plágio de propaganda nazista leva à exoneração do Secretário da Cultura
Jornalista diz que demissão após publicação de vídeo na internet foi por racismo