“SBT Mulher” é primeiro produto exclusivo do jornalismo do SBT para o Facebook

Redação Portal IMPRENSA | 24/01/2020 10:30
Após a realização, no fim do ano passado, do projeto SBT Video Lab (iniciativa da área de jornalismo voltada à produção de conteúdo em vídeo específico para redes sociais), a TV de Silvio Santos estreou em 20 de dezembro o "SBT Mulher". 

Definido como o primeiro produto exclusivo da empresa para o Facebook Watch (plataforma de vídeos do Face), o programa traz episódios de 6 a 10 minutos, compostos de entrevistas e reportagens sobre mulheres que se destacam em suas área de atuação, incluindo  líderes sociais, executivas, políticas, artistas, esportistas e empreendedoras. 

Suas trajetórias serão contadas às apresentadoras e repórteres do jornalismo do SBT, como Rachel Sheherazade, Isabele Benito, Neila Medeiros, Thais Nunes e Simone Queiroz. 
Crédito: Reprodução
Disponível no Facebook Watch, episódio do SBT Mulher desta quinta (23) fala sobre luto das mães de Brumadinho
Com depoimentos marcantes, o episódio desta quinta (23) fala sobre mineração predatória e o luto das mães de Brumadinho.

Estratégia digital

Atualmente a página SBT Jornalismo no Facebook conta com 1 milhão e 200 mil seguidores, sendo  mais de 60%  mulheres. Por sua vez, Facebook Watch é visualizada por mais de 720 milhões de pessoas por mês. Diariamente, 140 milhões passam pelo menos um minuto na plataforma. 

Não é de hoje que a ideia de experimentar novas linguagens jornalísticas em vídeos para a internet vem sendo debatida nos bastidores do SBT. 

Por ocasião do projeto Video Lab, mais de 150 funcionários e colaboradores da empresa chegaram a passar por treinamentos no ano passado e 74 vídeos em formato específico para compartilhamento em mídias sociais foram produzidos.

A iniciativa ocorreu após representantes do jornalismo da emissora participarem de curso promovido em maio e junho de 2019 pelo Facebook em parceria com a ONG International Center For Journalists (ICFJ). 

Tudo indica que o SBT Mulher é o novo passo dessa estratégia rumo às mídias sociais.