Confira 15 eventos nacionais e internacionais de comunicação para 2020

Kassia Nobre | 17/01/2020 11:50

Eventos de comunicação como simpósios, palestras e conferências representam oportunidades para o aprendizado de novas habilidades e a troca de ideias entre profissionais da área.

O Portal IMPRENSA listou 15 eventos nacionais e internacionais de comunicação que serão realizados durante todo o ano.  

Crédito:Internet

20-21 de março de 2020
Northeastern University
Boston, Massachusetts

O Simpósio de Computação + Jornalismo é uma celebração e síntese de novas maneiras de encontrar e contar notícias com dados e algoritmos. O evento estará disponível online, incluindo documentos e vídeos das sessões.

1 a 5 de abril
Perugia, Itália

O maior evento anual de mídia na Europa. Todas as sessões do festival são transmitidas ao vivo e estarão disponíveis para visualização durante o festival na página inicial do site. 

 6 e 8 de abril de 2020
São Paulo

O 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que é promovido pela Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo), terá como tema “O ensino do jornalismo como instrumento de defesa para uma sociedade democrática”. O evento ocorrerá nas dependências da ESPM e no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, em São Paulo.

18 a 22 de abril 
Las Vegas

Considerado o maior evento mundial do setor de mídia, entretenimento e tecnologia do mundo, o NABSHOW terá quatro dias com palestras, workshops e a feira de exposição de equipamentos. O principal tema a ser debatido durante a próxima edição será o streaming, apontado pelos idealizadores do encontro como “uma revolução na maneira de consumir conteúdo”.

24 a 25 de abril
 Austin, TX

O Simpósio Internacional de Jornalismo Online é um programa do Centro Knight de Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, uma conferência única que preenche a lacuna entre a academia e o setor de notícias.

29 de abril 
Brasilia

Promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, o Fórum Liberdade de Imprensa reúne jornalistas, especialistas e autoridades para discutir os desafios da liberdade de imprensa no Brasil e as interferências na prática jornalística. Este ano o evento tem como tema o interesse público. 
 
3 de junho 
Unibes SP

Idealizado pela Revista e Portal IMPRENSA e com curadoria do jornalista Lúcio Mesquita, o mídia.JOR traz as discussões que pautarão o futuro do jornalismo.
Com uma programação consistente e dinâmica,  o mídia.JOR procura ser um espaço plural de encontro, informação  e reflexão entre produtores de conteúdo jornalístico, especialistas e gestores de comunicação.

15 e 17 de junho
Valenciennes, França

A primeira edição do Encontro Internacional de Pesquisa sobre Jornalismo será promovida pela revista científica internacional Sobre jornalismo – Sur le journalisme – About Journalism em parceria com instituições e redes de pesquisa. 

Espanha
17 jun 2020 a 19 jun 2020
Saragoça
Espanha

O WNMC.20 oferece uma reunião única de editores-chefe, editores e CEOs de empresas líderes de mídia do mundo. O evento reúne o Fórum Mundial da Receita Digital, Fórum Mundial de Editores, Cúpula Mulheres em Notícias. 

25 a 27 de junho
São Paulo SP
Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji é o maior encontro de jornalistas do país. A programação do evento inclui palestras sobre temas relevantes da imprensa brasileira e internacional, painéis sobre técnicas de reportagem e novas iniciativas jornalísticas.

27 de agosto
São Paulo

A Associação Brasileira de Anunciantes realizará o ABA Mídia 2020. O evento reune profissionais de agências de propaganda, veículos de comunicação e anunciantes. A programação deste ano ainda não foi divulgada. 

02 A 07 de setembro
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador. 

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Em 2020, o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação terá como tema "Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?".

Outubro
ESPM – São Paulo 

Em parceria com uma das maiores escolas de Jornalismo do mundo, a ESPM promoverá um seminário com a participação de grandes nomes do jornalismo. A programação deste ano ainda não foi divulgada. 

2 a 4 de Outubro
Austin, Texas

O Simpósio de Jornalismo e Mulheres (JAWS) apóia o empoderamento profissional e o crescimento pessoal das mulheres no jornalismo e trabalha para um retrato mais preciso de toda a sociedade. 

Outubro
São Paulo

O Festival Piauí reúne jornalistas nacionais e internacionais para conversas com a mediação de jornalistas e editores da revista piauí e de importantes veículos da imprensa brasileira. A programação deste ano ainda não foi divulgada.