BBC é condenada a pagar diferença salarial de apresentadora

Redação Portal IMPRENSA | 13/01/2020 13:49
Segundo noticiou a própria BBC, a emissora foi condenada pela Justiça de Londres a pagar o valor retroativo dos salários da jornalista Samira Ahmed relativo a 700 mil libras esterlinas. Ela é âncora do programa Newswatch.
Crédito:Reprodução BBC

Com apoio da União Nacional dos Jornalistas de Londres (NUJ), Samira entrou na Justiça argumentando que recebia valor inferior, comparado ao de Jeremy Vine, âncora do programa Points of View. Enquanto Vine recebeu 3.000 libras por episódio, de 2008 a 2018, a apresentadora recebeu apenas 440 libras por episódio. 

A BBC insistiu que o pagamento dos âncoras não era determinado por seu gênero, e que cumpriam diferentes papeis como apresentadores. No entanto, segundo destaca a nota da BBC, o júri do tribunal afirmou que “a diferença de pagamento neste caso é impressionante. Jeremy Vine foi pago seis vezes mais que a requerente para fazer o mesmo trabalho que ela”.

Samira agradeceu a NUJ, seus advogados, e “a todos os homens e mulheres que me apoiaram nesta questão de pagamento semelhante”. E acrescentou que está ansiosa em dar continuidade ao seu trabalho. A BBC a descreve como uma excelente jornalista e apresentadora e, conforme destaca a nota, “lamenta que o caso teve de ir ao tribunal”. 

Leia também