Projeto lançado pela Volt Data Lab vai produzir investigações a partir de dados públicos

Redação Portal IMPRENSA | 10/01/2020 12:35
Nesta segunda-feira (6), o jornalista Sérgio Spagnuolo anunciou pelo Twitter o lançamento do Núcleo, um projeto jornalístico que tem como missão investigar e analisar dados públicos, com o objetivo de gerar transparência e clareza sobre o que acontece no Brasil. A iniciativa, liderada pela agência Volt Data Lab, ainda está em fase de concepção e captação de recursos. 
Crédito:Montagem com imagem de reprodução do Twitter

Spagnuolo, que lidera o projeto com Alexandre Orrico, destaca em post que “no centro do NÚCLEO está a transparência. Vamos investigar gastos do governo, investimentos em políticas públicas e dados sobre meio-ambiente e direitos humanos, sempre de olho em como podemos contribuir para mudanças”. E reforça que a transparência não irá guiar apenas o jornalismo, já que todas as informações do projeto serão públicas. 

A página do Núcleo já está no ar e na primeira reportagem, analisaram 3,6 milhões publicações no Twitter, a partir de buscas por 18 hashtags e três termos diferentes, e identificaram indícios de coordenação em campanhas da direita política na rede social.

Leia também