De olho nas eleições dos EUA, Tumblr anuncia campanha contra desinformação

Redação Portal IMPRENSA | 07/01/2020 14:59
Popular entre jovens e adolescentes, a rede de compartilhamento de vídeos curtos e memes satíricos Tumblr lançou uma campanha para ajudar seus usuários a identificar fake news e outras atividades suspeitas, como falhas de autenticidade e ciberbullying.

Crédito: Reprodução
Batizada de World Wide What, a iniciativa consiste em seis vídeos informativos que orientam a comunidade do Tumblr. Inteiramente pensados para o público jovem, os vídeos usarão linguagens e imagens nativas do site, como GIFs, textos curtos e memes.

A ideia surgiu há algum tempo, mas a empresa escolheu 2020 para seu lançamento em função das eleições presidenciais americanas. 

Em 2016 "trolls" russos espalharam informações falsas na plataforma visando influenciar o pleito que levou Trump ao poder. Em resposta, o Tumblr chegou a publicar um blog detalhado mostrando como eram as contas e como operavam.

Hoje, o Tumblr é conhecido por memes satíricos de natureza política. O desafio é separar bobagens de um usuário comum de desinformação proposital projetada para se espalhar no site.

Todos os seis vídeos da série World Wide What já estão disponíveis. 

Leia também:
Circulação de fake news aumenta 61% em ano eleitoral
Facebook vai selecionar usuários para ajudar na identificação de fake news