“DIFICULDADES” é a palavra que define 2019, segundo pesquisa

Redação Portal IMPRENSA | 09/12/2019 09:21
A palavra “DIFICULDADES” foi escolhida pela maioria dos brasileiros como a que melhor define 2019. O termo foi escolhido por 21% da população na pesquisa Palavra do Ano realizada pela consultoria CAUSE, em parceria com o Instituto IDEIA Big Data, entre 1º de setembro e 25 de novembro. 

As entrevistas foram realizadas com 1.548 pessoas de todas as regiões do país, uma amostra que garantisse a representatividade por faixa etária, gênero, escolaridade e classe social. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o sócio fundador da CAUSE, Rodolfo Guttilla, a pesquisa buscou refletir a realidade, o sentimento e a opinião dos brasileiros. 

“Quando criamos a nossa pesquisa Palavra do Ano, em 2016, buscávamos capturar e debater justamente o “espírito do tempo” no Brasil, incluindo em nossa metodologia a participação popular, um dos diferenciais da pesquisa Palavra do Ano feita pela CAUSE, que nesse ano contou com a colaboração do Instituto IDEIA Big Data”.

Crédito:Divulgação CAUSE


Guttilla afirma que a escolha da palavra “DIFICULDADES” pelas pessoas pode ser norteada por diferentes fatores, como aspectos da vida pessoal, profissional, opiniões sobre governos e situação econômica, por exemplo. 

“Na nossa análise, a palavra “DIFICULDADES” ter sido escolhida como a que melhor representa 2019 é algo que reflete os sentimentos vividos no país ao longo dos últimos 12 meses. O fato de ela ter sido colocada no plural reforça essa diversidade de fatores que costumam influenciar a escolha de cada um”. 

Sentimento de uma época 
O ranking "top 3" da pesquisa é composto, além do termo "DIFICULDADES", pelas palavras "ESPERANÇA", indicada por 15% dos participantes, e "RENOVAÇÃO", apontada por 13% deles.

Para Guttilla, as palavras representam um sentimento de uma época. “É importante entendermos o passado e o presente para planejarmos o futuro. Compreender o ‘espírito do tempo’ é algo fundamental para a definição de estratégias e tomadas de decisões. A pesquisa Palavra do Ano é uma maneira de conhecermos um pouco mais sobre o clima atual”.

A metodologia da pesquisa
A pesquisa foi feita por meio de questionários online e contou com três etapas. Na primeira delas, a população foi convidada a indicar a palavra que melhor resumisse 2019; na segunda, especialistas de diversas áreas de atuação ordenaram o resultado da primeira fase e listaram as "palavras do ano" de sua preferência. Na terceira, a lista de termos resultante das duas etapas anteriores foi submetida à votação popular.

Palavra do ano para o jornalismo
O co-fundador da Ponte Jornalismo, Fausto Salvadori, foi um dos especialistas da pesquisa.

Para ele, a palavra que representou o jornalismo em 2019 foi DESAFIO. "Por mais difíceis que as coisas estejam, os instrumentos para reagir estão visíveis e tem muita gente, como nós, reagindo. Então, se fosse para falar só de jornalismo, eu diria que a palavra do ano de 2019 é desafio”.