Matéria do Estadão vence premiação de design internacional

Redação Portal IMPRENSA | 22/11/2019 08:44
O Estadão foi o primeiro veículo brasileiro a receber o prêmio Information Is Beautiful Awards, premiação de design internacional que reconhece os melhores trabalhos de visualização de dados do mundo. 

A matéria “Simulador mostra quais crianças são adotadas (e quais não são)” ganhou na categoria Melhor Trabalho em Língua Estrangeira. 

Ao Portal IMPRENSA, Fabio Sales, editor executivo multimídia do Estadão, explicou a importância do prêmio para o jornal.  

“O Kantar Information is Beautiful Awards é um dos prêmios de visualização de dados e arte interativa mais importantes do mundo. A equipe multimídia do Estadão procurou tratar com sutileza um tema tão delicado como o processo de adoção. E encontrou na visualização de dados a melhor forma de chamar atenção para as informações mais importantes da notícia”.

O trabalho foi feito em colaboração pelos designers Vinicius Sueiro e Bruno Ponceano e pelas jornalistas Mariana Cunha e Júlia Marques.

Crédito:Divulgação Information Is Beautiful Awards


No segundo semestre de 2019, o jornal iniciou um processo de transformação digital da redação, que passou a colocar a produção digital no centro das rotinas de trabalho.

Análise de dados
A matéria “Simulador mostra quais crianças são adotadas (e quais não são)” é uma análise de dados que revela como as expectativas das pessoas interessadas em adotar uma criança não se alinham com o perfil dos jovens que estão nos abrigos. O trabalho usa metáforas visuais para passar essa mensagem de forma mais cativante: cada criança é representada como uma planta, que cresce conforme o tempo que ela está no abrigo.