Editor do Jornal do Commercio ensina jornalistas a produzir conteúdos visuais com smartphones

Leandro Haberli | 21/11/2019 14:21
Editor-executivo de imagens do Jornal do Commercio, da TV JC e da JC Imagem, Arnaldo Carvalho tem realizado cursos pelo Brasil para ensinar profissionais de imprensa a fazer vídeo jornalismo com smartphones. Um desses cursos foi dado recentemente a funcionários e colaboradores do SBT, como parte do projeto SBT Video Lab, voltado a estimular a experimentação de novas linguagens jornalísticas em vídeos para a internet. Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Carvalho fala a seguir sobre seu trabalho no treinamento de jornalistas interessados em atuar com geração de conteúdo visual.
Crédito:Divulgação
Arnaldo Carvalho: "todos os profissionais são capazes de gerar conteúdo visual para nossas diferentes plataformas"

Portal IMPRENSA - Existe um grande esforço para tornar as redações enxutas e sustentáveis. Como esse esforço se reflete nas editorias de fotografia?
Arnaldo Carvalho - As mudanças não atingem apenas as editorias de fotografia, mas a cultura dos profissionais de redação como um todo. Essas mudanças exigem profissionais qualificados, que possam gerar conteúdo, engajamento e relevância nas diversas plataformas de publicação e distribuição, se utilizando dos diferentes suportes de produção.  Na JC Imagem, por exemplo, temos profissionais oriundos da fotografia estática, que emprestam o seu olhar e procuram se apropriar das ferramentas disponíveis, como câmera DSLR, smartphones e até mesmo drones, para gerar áudios, fotos e vídeos, ou mesmo fazer uma transmissão ao vivo para a TV Jornal (broadcast). Hoje esses profissionais também podem gerar conteúdo para a TV JC (web tv), já pensando em roteiro, ainda que simples, e dominando narrativas. Queremos que eles entendam todos os processos, da pré-produção à distribuição.

Portal IMPRENSA: Como tem sido o processo de adaptação da editoria de fotografia do jornal do Commercio a esse modelo multiplataforma?
Arnaldo Carvalho - O aprendizado do dia a dia e o clima de startup que procuramos ter na Central de Conteúdo (as redações de jornalismo do JC, TV Jornal e Portal NE10 estão no mesmo espaço físico) favorecem o processo para todos das redações. Como somos um sistema de comunicação que une impresso, rádio, tv e portal, contamos com profissionais de várias expertises  que compartilham conhecimentos através, por exemplo, de workshops e oficinas.  A experiência de um junta com a ideia de outro. No Sistema Jornal do Commercio também estamos passando por grandes mudanças nos processos de produção de imagens. Fotógrafos filmam e cinegrafistas fazem fotos. Fotógrafos publicam na TV e cinegrafistas publicam no jornal. A agência JC imagem licencia o material de todos para publicação por terceiros nos mais diversos segmentos, incluindo editorial, publicitário e até mesmo livros didáticos.

Portal IMPRENSA: O que você abordou no treinamento dado aos funcionários do SBT em São Paulo?
Arnaldo Carvalho - Resumidamente, o poder do smartphone na mão. Ou seja, a possibilidade de capturar, editar e publicar com alta qualidade sem perder a identidade visual da empresa, possibilitando que o autor/editor  imprima a sua linguagem e o seu olhar.  Em outras palavras, o curso ministrado é sobre vídeo jornalismo com smartphone. Processos, apps e técnicas para melhorar e agilizar a produção são alguns dos temas abordados.

Portal IMPRENSA: Você realizou treinamentos com profissionais de imprensa de outras redações. Se sim, quais? 
Arnaldo Carvalho - Agora em 2019 tive o prazer de levar o curso para a Gazeta do Povo, em Curitiba, e para profissionais da Gazeta, no Espírito Santo. Também fui convidado pela Abraji para  ser um dos profissionais a compartilhar conhecimento no Curso de Jornalismo Local Sustentável. Também já dei o curso na redação de O Popular, em Goiás.

Portal IMPRENSA - O Jornal do Commercio conta com cinegrafistas hoje, além de fotógrafo? Por que?
Arnaldo Carvalho - O Sistema Jornal do Commercio conta hoje com fotógrafos do JC que fazem imagem em movimento para a TV Jornal e para a TV JC. Também contamos com cinegrafistas da TV que fazem fotos para o jornal e para os sites do sistema. Temos várias plataformas e todos os profissionais de todas as áreas são capazes de gerar material para todas elas.