ProPublica lança ferramenta de reportagem colaborativa

Redação Portal IMPRENSA | 28/10/2019 14:02
A ProPublica lançou uma ferramenta que permite que grandes grupos de jornalistas e pesquisadores trabalhem juntos em projetos envolvendo grandes conjuntos de dados.

Batizada de Collaborate [Colabore], a ferramenta permite que os jornalistas trabalhem juntos para revisar, verificar e relatar os dados que eles coletaram, fazendo upload de planilhas ou vinculando-se ao Google Sheets, Google Forms ou Screendoor.
Crédito:Reprodução

Depois que os dados são adicionados ao Collaborate, os usuários podem atribuir pontos de dados a indivíduos ou redações; acompanhar o progresso e manter anotações em torno de cada ponto de dados; classificar, filtrar e exportar os dados; e automaticamente redigir informações confidenciais.

“A filosofia por trás de tudo é tentar fazer com que as redações trabalhem mais juntas e oferecer a elas uma maneira física de fazer isso”, disse Rachel Glickhouse, gerente de parceiros da ProPublica para o Documenting Hate, em entrevista ao IJNet. 


O software foi projetado para ser usado por redações de qualquer tamanho, mesmo que tenham recursos tecnológicos limitados.


A ProPublica se baseou no software interno usado em suas colaborações anteriores, chamado Landslide, para desenvolver o Collaborate.