Mais de 350 veículos de imprensa integram projeto para aumentar cobertura das mudanças climáticas

Redação Portal IMPRENSA | 25/10/2019 19:42
Mais de 350 veículos de imprensa de diferentes partes do mundo estão integrando a iniciativa Covering Climate Now, que visa aumentar no noticiário a presença de pautas relacionadas a mudanças climáticas e aquecimento global. 

Com sede em Nova York e co-fundado pelas instituições americanas The Nation e Columbia Journalism Review (CJR), o projeto tem presença global e audiência potencial estimada em 1 bilhão de pessoas. 
Crédito:Reprodução

A lista de participantes inclui, além de veículos locais e independentes, nomes de peso como The Guardian, CBS News, Agence France-Presse e Aljazeera. No Brasil, a iniciativa tem a Globo como principal parceira de mídia. 

O projeto Covering Climate Now começou em setembro último, solicitando aos veículos participantes que destacassem histórias sobre o clima durante a semana que antecedeu a Cúpula das Nações Unidas para a Ação Climática, realizada em 23 de setembro. 

Kyle Pope, editor do CJR e cofundador do projeto, defende que a necessidade de cobertura climática sólida nunca foi tão grande. Porém, levantamento da ONG Media Matters for America indica que a presença do assunto nos telejornais dos EUA regrediu 45% entre 2017 e 2018.

Leia também