Jornalista Rodrigo Vizeu lança Os presidentes, livro baseado em podcast

Kassia Nobre | 15/10/2019 10:23
O jornalista da Folha de S. Paulo, Rodrigo Vizeu, acaba de lançar o livro Os presidentes: a história dos que mandaram e desmandaram no Brasil, de Deodoro a Bolsonaro (Harper Collins Brasil).

O Portal IMPRENSA conversou com o autor sobre a produção da obra que foi baseada no podcast Presidente da semana, programa de áudio da Folha de S. Paulo que contou a história de todos os presidentes brasileiros eleitos. 

Atualmente, Vizeu apresenta o podcast de notícias Café da Manhã também da Folha. 

“Os dados de uma pesquisa Ibope recente mostram que sim, o podcast tem tido um papel cada vez maior na vida dos brasileiros, e a nossa expectativa é de que isso ocorra cada vez mais.”, afirma. 
 
Além do processo de criação do livro, Vizeu falou da importância da investigação aprofundada na era da desinformação.

“O jornalismo tem os meios, os critérios e os princípios necessários para elevar o nível do debate que a gente vê na internet, ao mesmo tempo em que convive com a democratização da informação dessa nova era”, complementa.   

Crédito:Divulgação Harper Collins Brasil

Redação Portal IMPRENSA - Gostaria que você contasse um pouco sobre o processo de criação do livro. Quais foram os principais desafios para contar as histórias?
Rodrigo Vizeu - A repercussão e a audiência do podcast geraram um natural interesse para a ideia de um livro, e o projeto foi abraçado pela HarperCollins Brasil. O livro é baseado na pesquisa que fiz ao longo de meses para o podcast. Diria que o maior desafio foi o processo de adaptação do material para o formato livro, que é diferente da linguagem oral do podcast. O texto, portanto, é diferente, com novas estruturas narrativas, ajustes e mais detalhes ou concisão, a depender do caso. Adiciono o desafio de fazer essa mudança de formato mantendo o que deu certo no podcast: uma linguagem leve e atraente.
 
Redação Portal IMPRENSA - O livro foi baseado no podcast Presidente da Semana. Você também apresenta o podcast Café da Manhã na Folha de S. Paulo. Como o público vem reagindo a este novo formato? O podcast já faz parte da rotina dos brasileiros? 
Rodrigo Vizeu - O público vem reagindo da melhor forma possível, dando muito feedback, em sua maioria positiva, para nossa alegria. Os dados de uma pesquisa Ibope recente mostram que sim, o podcast tem tido um papel cada vez maior na vida dos brasileiros, e a nossa expectativa é de que isso ocorra cada vez mais.
 
Redação Portal IMPRENSA - Como jornalista e escritor brasileiro, como você enxerga a importância de uma investigação aprofundada na era da internet e da desinformação?
Rodrigo Vizeu - A importância é total. A enxurrada da internet torna ainda mais essencial o trabalho do jornalismo para separar o joio do trigo, a informação apurada das meras opiniões e, por vezes, até mesmo ataques. O jornalismo tem os meios, os critérios e os princípios necessários para elevar o nível do debate que a gente vê na internet, ao mesmo tempo em que convive com a democratização da informação dessa nova era.