First Draft publica guia para jornalistas lidarem com fotos e vídeos manipulados

Redação Portal IMPRENSA | 09/10/2019 12:07
O First Draft disponibilizou gratuitamente o primeiro dos seis guias que ensina como os jornalistas podem reportar responsavelmente fotos e vídeos manipulados.

Cada guia é um ponto de partida para explorar os desafios do jornalismo digital. O primeiro foi denominado: Essential Guide to Responsible Reporting in an Age of Information Disorder. 
 
A responsável pela primeira edição foi a editora de ética e padrões do First Draft, Victoria Fwan.

Crédito:First Draft

O guia pode ser usado para desencadear discussões nas redações sobre as melhores práticas para cobrir esse tipo de conteúdo manipulado. 

Segundo o guia, conteúdo manipulado é quando um aspecto do conteúdo genuíno é alterado. Isso esta relacionado com mais frequência a fotos ou vídeos.

“O visual é uma maneira especialmente poderosa de espalhar informações erradas e desinformação, pois as pessoas estão mais inclinadas a acreditar no que vêem. As imagens manipuladas também são muito mais difíceis de detectar, em comparação com a desinformação do texto”, afirma o guia.

O guia pode ser baixado gratuitamente aqui. Ele está disponível apenas em inglês.  

First Draft
O First Draft é uma organização global, sem fins lucrativos e apartidária. O First Draft apoia jornalistas, acadêmicos e tecnólogos que trabalham para enfrentar os desafios relacionados à confiança e à verdade na era digital.

Leia também:
Jornalismo do SBT aposta em vídeos com formatos específicos para mídias sociais