Centro Knight de Jornalismo disponibiliza curso gratuito de Jornalismo de Dados

Redação Portal IMPRENSA | 24/09/2019 10:15
O Centro Knight de Jornalismo, da Universidade do Texas, realizará o curso online e gratuito “Jornalismo de dados e visualização com ferramentas gratuitas”, entre os dias 14 de outubro e 24 de novembro. O curso é uma realização do Google News Initiative e é oferecido em inglês, espanhol e português. 
  
As aulas são divididas em seis módulos semanais e têm o objetivo de aprimorar o trabalho do jornalista como profissional de dados. O aluno aprenderá como encontrar e baixar dados; como preparar dados para exploração e visualização e como estruturar uma história visual orientada por dados.  

Além do aprendizado com as ferramentas como o Planilhas Google , Data Studio , Flourish e muitas outras. Todos elas estão disponíveis gratuitamente online.

Crédito:Divulgação/Centro Knight de Jornalismo


Confira os módulos de estudo: 

Módulo 1: Localizando e Obtendo Dados
Instrutores: Marco Túlio Pires , Google News Lab; Jan Diehm , O Pudim; Alberto Cairo , Universidade de Miami
Neste módulo, você aprenderá como:
Encontre dados úteis online; Avalie fontes de dados; Compreender diferentes formatos de arquivo de dados; Faça o download dos dados. 

Módulo 2: Preparando Dados
Instrutores: Marco Túlio Pires , Google News Lab; Simon Rogers , Laboratório do Google Notícias
Neste módulo, você aprenderá como:
Processar e limpar dados; Prepare os dados para serem analisados e visualizados; Desenvolver boas práticas no processamento de dados.

Módulo 3: Localizando histórias nos dados
Instrutores: Minhaz Kazi , Google Data Studio; Alberto Cairo , Universidade de Miami
Neste módulo, você aprenderá como:
Identifique possíveis insights em conjuntos de dados; Use ferramentas gratuitas para realizar análises exploratórias básicas.

Módulo 4: Aprendizado de máquina em jornalismo de dados
Instrutores: Dale Markowitz , Google; Simon Rogers , Laboratório do Google Notícias
Neste módulo, você aprenderá como:
Identifique o que é e não é o aprendizado de máquina; Veja aplicações de aprendizado de máquina em redações; Use essas ferramentas para jornalismo investigativo. 

Módulo 5: Visualizando Dados
Instrutores: Duncan Clark , Flourish; Katherine Riley , Flourish; Debra Anderson , datatizada; Alberto Cairo , Universidade de Miami
Neste módulo, você aprenderá como:
Crie visualizações que não consistam apenas em criar belos mapas e gráficos, mas que sejam compreensíveis; Compreender conceitos essenciais de visualização, como codificações visuais; Escolha o gráfico ou mapa certo, dependendo da natureza dos dados e das mensagens que ele deve transmitir

Módulo 6: narração baseada em dados
Instrutores: Jan Diehm , The Pudding; Simon Rogers , Laboratório do Google Notícias
Neste módulo, você aprenderá como:
Determinar como a narrativa se encaixa no cenário de dados mais amplo; Identifique o que cria uma boa história de dados e o que a torna relacionável e memorável; 
Identifique as diferentes formas que a narrativa de dados pode assumir; Abrace a experimentação, com exemplos de The Pudding.

Como se registrar 
Para se inscrever no curso é necessário criar uma conta nesta página. Cada módulo semanal apresentará vídeos, apresentações, leituras, fóruns de discussão e mensagens dos instrutores.  Haverá um questionário a cada semana para testar o conhecimento do aluno. Os questionários semanais e a participação semanal nos fóruns de discussão são os requisitos básicos para obter um certificado opcional de participação no final do curso.

Mídia.JOR
Idealizado pela Revista e Portal IMPRENSA, o mídia.JOR traz as discussões que pautarão o futuro do jornalismo, e experiências do uso da inteligência artificial e das novas tecnologias nas redações pelo mundo. Evento acontece no dia 26 de setembro, no Teatro Unibes Cultural em São Paulo, e conta com o apoio da Unibes Cultural e patrocínio do Itaú Unibanco e do UOL. E o apoio de mídia da Abraji, Jeduca e Propmark. Últimas vagas estão disponíveis pelo site www.portalimprensa.com.br/midiajor 

Leia também:
Organização de mídia Gênero e Número explica o fenômeno da ideologia de gênero a partir da análise de dados
Seminário discute os desafios do jornalismo com novas formas de produzir, consumir e novos modelos de negócio