Será que os jornalistas já entenderam o impacto que a inteligência artificial terá na profissão e na sociedade?

Redação Portal IMPRENSA | 19/09/2019 10:26
A Inteligência Artificial trará novos desafios do uso da tecnologia no jornalismo e já desencadeia uma série de discussões sobre os princípios éticos necessários para balizar seu desenvolvimento. “São questões enormes que têm que ser respondidas pela sociedade civil através de um debate transparente, aberto e bem informado. E isso só vai ocorrer se não tivermos redações analfabetas no tocante à inteligência artificial” alerta Lúcio Mesquita, curador do evento, em sua pensata.
 
O mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo foi pensado para fomentar jornalistas, profissionais de comunicação  e tecnologia sobre o que já está sendo produzido no Brasil e no mundo, e o que rapidamente virá.
 
Os participantes do evento terão acesso à vídeos internacionais exclusivos, encontrarão profissionais de diversas empresas de comunicação e tecnologia, farão calls com jornalistas que participarão à distância de suas redações pelo mundo, além de receber uma edição de IMPRENSA dedicada ao algoritmo no jornalismo.
Crédito:Montagem com fotos de divulgação

Conheça a programação* detalhada do mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo.
*programação sujeita a alterações
 
Call: IA no Jornalismo – o que temos e o que virá
Laura Ellis, Diretora de Inovação Tecnológica da BBC (Londres)
Mediador: Lúcio Mesquita
 
Painel 1: O algoritmo em casa – como a IA já está presente nas redações pelo mundo
Vídeo-Case: Pete Clifton, Editor-Chefe, Press Association e Radar
Camila Marques, Editora de Audiência e Digital, Folha de São Paulo
Leonardo Cruz, Editor de Inovação no Estado de S. Paulo
Daniel Flynn, Editor na América Latina para a Thomson Reuters
Claudia Quiñonez, Chefe de Automação de Notícias da Bloomberg
Mediação: Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura
 
Call: Ética e Leis na Era de Robôs e Inteligência Artificial
Eduardo Magrani, Ph.D. e Vice-Presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados Pessoais (Alemanha)
Mediador: Lúcio Mesquita
 
Painel 2: O algoritmo informado – como IA pode ajudar a combater a desinformação
Vídeo-Case: Nic Newman, pesquisador do Instituto Reuters de Jornalismo
Tai Nalon, Diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos 
Renato Cruz, Editor do inova.jor
Paulo Henrique Castro, Diretor de Tecnologia, P&D da TV Globo
Mediador: Flávio Ferrari, diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies (Brasil)
 
Painel 3: O algoritmo tupiniquim – o que o Brasil já produz de IA e como cobrir o setor
Alessandra Montini, Diretora do LabData da FIA e Professora FEA/USP
Lilian Ferreira, Editora-chefe do VivaBem e Tilt no UOL
Carmelo Iaria, Fundador e CEO na The AI Academy
mediador: Zeca Camargo, Jornalista e apresentador na TV Globo
 
Painel 4: O algoritmo financeiro – a IA vai aumentar receitas e reduzir redações?
Vídeo-case: Twipe – assinaturas The Times de Londres
Live Case: “Machine Learning para aumento da conversão”, Gazeta do Povo e Neuromath IA
Caio Tulio, CEO da Torabit
Beatriz Ayrosa, Cofundadora da Becabiz e diretora da ABRADI
Marcelo Trindade, Sócio Neuromath IA e Eng. de Machine Learning na Gazeta do Povo
Felipe Grantham , Especialista em Marketing Digital na Gazeta do Povo
Mediador: Lúcio Mesquita
 
É necessário realizar a inscrição pelo site. Vagas limitadas!
 
Serviço
mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo
Dia 26 de setembro de 2019, das 14h às 22h
Local: Unibes Cultural SP - Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da estação Sumaré de metrô)
Realização: Revista e Portal IMPRENSA
Inscrições abertas pelo site www.portalimprensa.com.br/midiajor  
Mais informações pelo e-mail giselesotto@portalimprensa.com.br