Brasil é o mais otimista com o uso de Inteligência Artificial na Comunicação, aponta pesquisa

Redação Portal IMPRENSA | 11/09/2019 13:15
Os profissionais brasileiros se mostraram os mais otimistas em relação ao uso da Inteligência Artificial (IA), apontou a pesquisa “Movidos à Inteligência Artificial – O Marketing e a Comunicação na Era do Algoritmo” que avaliou o impacto da IA na condução das estratégias de comunicação. 

O estudo foi realizado pela MSL, agência de Relações Públicas do Grupo Publicis. 

A positividade dos brasileiros com o tema é superior à média global de 55%. Apenas 1,48% da amostra se declarou pessimista, valor bastante inferior aos 7% da média global.

De forma geral, profissionais que lideram as funções de comunicação dentro das empresas – sejam elas em PR, publicidade ou marketing - estão adotando a Inteligência Artificial com um nível surpreendente de confiança e otimismo.

Crédito:Divulgação MSL



Tendência de crescimento 
Essa confiança indica uma tendência de crescimento do tema dentro das empresas, uma vez que os profissionais de comunicação costumam ser os embaixadores da Inteligência Artificial dentro de suas respectivas organizações, com 86,7% dos respondentes (83% no mundo) afirmando dar significativa prioridade à necessidade de se familiarizar com assunto.

De fato, 78% dos entrevistados brasileiros (71% no mundo) se autodeclararam de certa forma especialistas em IA, e 87% (84% globalmente) afirmaram que o treinamento e a educação sobre o assunto são cruciais aos líderes de mercado. No entanto, globalmente apenas 29% informaram que suas empresas estão investindo em educar suas equipes em IA.

Conduzida em setembro de 2018, a pesquisa ouviu 1846 comunicadores de nove países: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Polônia e Reino Unido. Os entrevistados atuam em diferentes setores como mercado financeiro, TI, manufatura indústria, defesa, produtos de consumo, saúde, alimentos e agricultura, energia e automotivo, além de agências de comunicação. No Brasil foram ouvidos 203 executivos.

Mídia.JOR 
Idealizado pela Revista e Portal IMPRENSA, o mídia.JOR traz as discussões que pautarão o futuro do jornalismo, e experiências do uso da inteligência artificial e das novas tecnologias nas redações pelo mundo. Evento acontece no dia 26 de setembro, no Teatro Unibes Cultural em São Paulo, e as inscrições estão abertas pelo site www.portalimprensa.com.br/midiajor

Leia também: 
No mídia.JOR, o algoritmo tupiniquim já é uma realidade
Como a inteligência artificial se manifesta no seu trabalho jornalístico?