No mídia.JOR, o algoritmo tupiniquim já é uma realidade

Venha debater qual é o tamanho e as oportunidades deste mercado no Brasil

Redação Portal IMPRENSA | 09/09/2019 10:53
Quando se pensa em inteligência artificial no jornalismo, como é o protagonismo no Brasil? O país já está conectado no mundo da inteligência artificial e machine learning, com um grande número de empresas criadas nos últimos anos para oferecer serviços e produtos de IA. Por outro lado, crescem os desafios para os jornalistas na cobertura do setor, em um cenário que se discute o que é fato e ficção.
 

Idealizado pela Revista e Portal IMPRENSA, o mídia.JOR traz as discussões que pautarão o futuro do jornalismo no Brasil e no mundo. Evento acontece no dia 26 de setembro, no Teatro Unibes Cultural em São Paulo, e as inscrições estão abertas pelo site www.portalimprensa.com.br/midiajor

Crédito:Montagem com fotos de divulgação


Para debater “O algoritmo tupiniquim - O que o Brasil já produz de IA e como cobrir o setor”, IMPRENSA reúne Alessandra Montini, diretora do LabData da FIA e professora FEA/USP, Carmelo Iaria, fundador & CEO da The AI Academy, e Lilian Ferreira, editora-chefe do VivaBem e Tilt no UOL. Painel será moderado por Zeca Camargo, jornalista e apresentador na TV Globo.  

O Laboratório de Análise de Dados – LABDATA, coordenado por Alessandra Montini, é um Centro de Excelência que atua nas áreas de ensino, pesquisa e consultoria em análise de informação utilizando técnicas de Big Data e Inteligência Artificial. A executiva também é consultora em Projetos de Big Data e Inteligência Artificial, e professora de Big Data, Inteligência Artificial e Analytics na Universidade de São Paulo. 

Nos últimos anos, o foco de Carmelo Iaria tem sido em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, realizando investigações de tecnologia, incubações de produtos e desenvolvimento de soluções. Com a fundação da The AI Academy, Carmelo pretende criar e promover um ambiente rico para o estudo, pesquisa e aplicação de técnicas de Machine / Deep Learning em casos de uso da vida real, preenchendo a lacuna da IA entre talentos e empresas. 

Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Lilian Ferreira, editora-chefe do novo canal de tecnologia do UOL que estreou em agosto deste ano, afirma que a ideia com a plataforma é criar um novo paradigma no jornalismo de tecnologia. Ela destaca que já faz muito tempo que a tecnologia deixou de ser 'coisa de nerd' e passou a fazer parte do cotidiano na forma de celulares, chaveiros inteligentes, carros autônomos e tantos outros produtos. "O objetivo do canal Tilt é mostrar os impactos de toda essa tecnologia na sociedade e na vida dos leitores", resume.

BBC, Folha de S.Paulo, Reuters e Estadão são outros veículos já confirmados no mídia.JOR. Confira no site a programação e os convidados

Se você acredita no potencial da Inteligência Artificial para gerar um jornalismo mais forte, o mídia.JOR é o seu lugar. Evento é voltado para jornalistas, assessores de imprensa, gestores de comunicação e tecnologia, professores e estudantes de jornalismo. As inscrições estão abertas pelo site, e as vagas são limitadas.

Siga o @midia.jor no Instagram e acompanhe também as novidades pelo @portalimprensa.
 
Idealizado pela Revista e Portal IMPRENSA, a 5ª edição do mídia.JOR conta com o apoio da Unibes Cultural e patrocínio do Itaú Unibanco e do UOL. E o apoio de mídia da Abraji, Jeduca e Propmark.  

Serviço
mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo
Dia 26 de setembro de 2019, a partir das 14h
Local: Unibes Cultural SP - Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da estação Sumaré de metrô)
Realização: Revista e Portal IMPRENSA
Inscrições abertas pelo site www.portalimprensa.com.br/midiajor  
Mais informações pelo e-mail giselesotto@portalimprensa.com.br  

Leia também