Organização de mídia Gênero e Número explica o fenômeno da ideologia de gênero a partir da análise de dados

Redação Portal IMPRENSA | 29/08/2019 14:01
Como o jornalismo de dados pode auxiliar na construção da reportagem e no combate à desinformação? A Gênero e Número acaba de lançar um especial de jornalismo com conteúdo produzido a partir do levantamento e da análise de dados. 

O Reino Sagrado da Desinformação explicou o fenômeno da ideologia de gênero no Brasil de 2019. 

A produção contou com sete reportagens e gráficos de redes que narram o avanço da ideologia de gênero no país. O trabalho apresentou mais de 80 atores dos campos da política, da mídia e da religião que reuniu o núcleo da “ideologia de gênero” no Twitter. A especial divulgou ainda uma entrevista com a filósofa Judith Butler. 

Crédito:Gênero e Número

Na plataforma digital, os usuários encontram visualizações interativas e longas reportagens para contextualizar o Brasil de 2019. 

“A sofisticação da desinformação está na rede de conexões construída por atores de diferentes campos, na disputa pelo sentido das palavras e ainda na capacidade de midiatizar o discurso. Vale para qualquer espectro político, do mais conservador ao mais progressista. No Reino Sagrado da Desinformação narramos o contexto atual da política brasileira tendo ao centro a grande questão de gênero e com foco nos atores de direita”, explica a diretora da Gênero e Número, Giulliana Bianconi.  
 
A publicação é interdisciplinar e contou com jornalistas, cientistas de dados, cientistas sociais e designers. 
 
“Um trabalho longo, interdisciplinar, uma das nossas principais produções nesses 3 anos, com certeza”, complementa. 

MídiaJOR
A edição do MidiaJOR 2019 abordará, justamente, a experiência do jornalismo com a inteligência artificial. O evento irá debater sobre os impactos da inteligência artificial nas redações e mostrar experiências de quem já utiliza a tecnologia no jornalismo. Um dois painéis será O algoritmo informado – como IA pode ajudar a combater a desinformação. O evento acontecerá no dia 26 de setembro e está com inscrições abertas. Mais informações aqui.  

Leia também: