TSE vai lançar programa de combate à fake news nas eleições

Redação Portal IMPRENSA | 27/08/2019 16:53
Com foco nas eleições de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará na próxima sexta-feira o Programa de Enfrentamento à Desinformação.
Crédito:Reprodução
Instituições públicas e privadas poderão assinar um termo de adesão ao programa, que tem a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pelas fake news à imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral. 

A participação das instituições ocorrerá de maneira não onerosa.

O enfrentamento à fake news tem sido um dos assuntos prioritários do TSE. Ainda nas eleições de 2018, o Tribunal lançou uma página para esclarecer os eleitores sobre notícias falsas disseminadas pelas redes sociais.

Durante a campanha de 2018, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal foram acionados para investigar diversos casos de fake news. Os exemplos de disseminação de notícias falsas são inúmeros. 

No dia 4 de outubro, a agência de checagem de fatos Aos Fatos divulgou texto explicando que não foi Fernando Haddad o ministro responsável pela distribuição de um livro no qual um dos textos tratava de incesto. 


No dia 21 de setembro, o projeto Estadão Verifica desmentiu áudio atribuído a Jair Bolsonaro (PSL) em que uma pessoa com voz semelhante à dele simulava o político reclamando de uma pesquisa no hospital onde estava em recuperação e xingando enfermeiras. 


Leia também:
Assessora diz ter visto encaminhamento de fake news pró-Bolsonaro
Mudança no WhatsApp tenta evitar distribuição de fake news