Bolsonaro deu 251 declarações falsas ou distorcidas em 229 dias como presidente

Redação Portal IMPRENSA | 22/08/2019 17:42
A equipe de checagem Aos Fatos identificou como completamente falsas ou distorcidas 251 declarações de Jair Bolsonaro, ao longo de 229 dias como presidente da República. 
Crédito:Reprodução


As checagens são feitas pela equipe de Aos Fatos semanalmente, que mapeia redes sociais e meios de comunicação. 

Entre as afirmações mais repetidas está a de que “Israel é menor que menor estado do Brasil, Sergipe”, dita três vezes. Essa declaração é falsa, pois a área do Estado de Sergipe é de 21.927 km², enquanto a da Israel possui 22.070 km². A diferença corresponde a 20 mil campos de futebol. 

Repetida quatro vezes, a frase “Nós devemos a nossa democracia às Forças Armadas” também é falsa. Segundo a equipe de checagem, no poder desde 1964, em um regime marcadamente autoritário, os militares tiveram importância no processo de redemocratização, mas muito por conta de pressões econômicas, internacional e da sociedade civil. 

A frase “As empresas [concessionárias que administram autoestradas] descobriram que o monitoramento pode fazer parte desse tipo de serviço. E o que é o monitoramento são as lombadas eletrônicas”. Repetida duas vezes por Bolsonaro, a frase está equivocada, pois o dinheiro arrecadado com multas de radares eletrônicos não fica com as concessionárias. A fiscalização eletrônica é feita pela ANTT (Agência Nacional de Transporte) e pela Polícia Rodoviária Federal e o dinheiro arrecadado com multas vai para o Tesouro Nacional. Gerido pelo Contran, só pode ser usado exclusivamente em engenharia de tráfego, policiamento e fiscalização de trânsito.

A agência de checagem Aos Fatos se inspirou no Fact Checker, coluna de checagem do jornal americano Washington Post, para fazer este agregador de declarações. 

Leia também:
Governo Trump causou aumento na cobertura de educação nos EUA, diz professora de jornalismo da Universidade Columbia
Comprova mostra que montagem de fotos atribui a Bolsonaro obras na BR-163 feitas no governo Dilma